INDÚSTRIA E COMÉRCIO

Prefeitura e SENAI oferecem curso gratuito para jovens

30/07/2019 | | Assessoria de Comunicação


Buscando qualificar a mão de obra e inserir jovens no mercado de trabalho, mais uma parceria entre a prefeitura de Palmas, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação com o SENAI -Serviço Social da Indústria está em andamento.
Trata-se do “Curso de operação e programação de torno CNC-Comando Numérico Computadorizado”. O mesmo está sendo ministrado na unidade móvel do SENAI que fica estacionada no pátio do paço municipal.

O objetivo é oferecer aos participantes, ao longo das 60 horas: conhecimentos técnicos avançados para que estejam aptos a planejar, executar e simular programas CNC em 2 eixos (torneamento), utilizados na fabricação de peças cilíndricas dos mais diversos tipos de materiais, como ferrosos, não-ferrosos, resinas e plásticos.
De acordo com o prefeito de Palmas, Dr. Kosmos Nicolaou, o programa de qualificação do município tem como objetivo principal a promoção de cursos de capacitação e qualificação em diversas áreas, contribuindo para aquisição de conhecimento, preparando jovens e adultos para o mercado de trabalho, fomentando o desenvolvimento econômico e a geração de emprego e renda.

Segundo o gerente do Senai em Palmas, Valdemar de Souza, as parcerias feitas com a prefeitura buscam sempre estimular o jovem, os trabalhadores em geral, para o aperfeiçoamento e consequência disso, inserir da melhor forma possível todos no mercado de trabalho. “Estamos trazendo novamente para Palmas essa unidade móvel do Senai para profissionalizar jovens, agora com o CNC. Essas unidades móveis são um projeto de nível estadual, onde há uma estrutura completa de alto nível tecnológico com o objetivo de fornecer aulas de alta qualidade. São poucas empresas que possuem esse equipamento de CNC e quando eles a possuem há uma enorme dificuldade de encontrar mão de obra qualificada e agora com esse curso de extrema qualidade e gratuito em Palmas por meio da Prefeitura Municipal podemos dizer que em aqui há essa mão de obra procurada”, comentou o gerente.

Gratuitamente estão recebendo a profissionalização alunos de escolas públicas com idade compatível ao ingresso no mercado de trabalho, colaboradores de indústrias locais que já atuam na área e demais interessados.

De acordo com o professor Aguinaldo José Hisko, os cursos são realizados no período da tarde e da noite, com a capacidade de 16 alunos por turma. “O programa de ações móveis do Senai Paraná, visa atender as comunidades que não possuem a estrutura necessária para o desenvolvimento dos cursos. Estamos realizando cursos na área de usinagem CNC, onde o aluno aprende a programar no computador a confecção das peças e posteriormente a execução das mesmas nas máquinas CNC” explicou o professor.

O Curso
As máquinas CNC têm como objetivo a produção de peças em escala industrial, sendo que os lotes são de peças das mais variadas possibilidades usadas principalmente na indústria automotiva e na indústria de peças em geral.
A usinagem é um dos processos de fabricação mais aplicados na indústria metalmecânica principalmente na região Sul. Atualmente, com o avanço tecnológico da fabricação mecânica, é praticamente obrigatório o profissional desta área, possuir conhecimento sobre o manuseio de máquinas CNC (Comando Numérico Computadorizado).


Galeria de imagens

logo TURISMO PALMAS

Turismo

ENDEREÇO

Prefeitura de Palmas - PR
Avenida Clevelândia, 521 Caixa Postal 111
Tel: (46) 3263-7000
Horário de atendimento:
08:00 às 11:30
13:00 às 17:30

CNPJ

76.161.181/0001-08