Aconteceu na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, a apresentação do Relatório final do Convênio celebrado entre o Serviço Nacional da Aprendizagem Industrial – SENAI e a Prefeitura Municipal de Palmas, no ano de 2023.


A Cidade do Conhecimento – 2023, iniciou no mês de janeiro e finalizará em dezembro, sendo adquiridas pelo município, 1908 vagas para aperfeiçoamento profissional, 24 vagas de qualificação profissional, totalizando 1.932 vagas. Em contrapartida o Serviço Nacional de Aprendizagem ofertou 1.580 vagas para aperfeiçoamento profissional, 580 vagas de qualificação profissional e 175 vagas para cursos técnicos, totalizando 2.335 vagas, sendo ofertadas ao todo 4.267 vagas, no entanto dada a demanda foram disponibilizadas mais 303 vagas, totalizando assim 4.570.


O Projeto Cidade do Conhecimento tem como objetivo “promover a educação profissional e tecnológica, para contribuir com o desenvolvimento sustentável das indústrias”, formando assim profissionais preparados e qualificados para o mercado de trabalho,


Este projeto teve início no ano de 2020 como “Rua do Conhecimento” , atendendo 260 pessoas contando com a estrutura de 07 unidades móveis, ofertando em 12 cursos, distribuídos em 32 turmas, totalizando 260 pessoas.


Em 2021, foram ofertados 21 cursos, distribuídos em 40 turmas , qualificando 908 pessoas, contando com 09 unidades e 02 escolas móveis.


No ano de 2022, o projeto atendeu 2.367 pessoas, contando com uma estrutura de 11 unidades e 02 escolas móveis, distribuídos em 88 turmas com 22 títulos em diversas áreas.


Mediante o sucesso alcançado nos anos anteriores, em 2023 o projeto passou a ser denominado “Cidade do Conhecimento”, superando as expectativas e os números das demais edições, tornando nosso município referência em investimento na qualificação profissional com estrutura das Escolas Móveis do Paraná, executando 61 cursos totalizando um alcance de 4.570 pessoas, distribuídas em 180 turmas, contando com 21 escolas móveis.


É importante ressaltar, que se trata de um projeto de relevância não apenas econômica mas também social, tendo em vista que busca agregar valores que contribuem para que mediante a qualificação o ser humano encontre a dignidade que advém do trabalho, para si e consequentemente para seus familiares, pois sabe-se que este vai muito além das questões de sustento, remete ainda a pertencimento e participação.


O projeto “Cidade do Conhecimento”, abre portas e desenvolve pessoas e talentos, requisitos estes indispensáveis considerando o atual nível de competitividade do mercado, ter uma qualificação profissional, oportuniza o desenvolvimento de novas habilidades, atualização sobre o mercado, reconhecimento profissional e redirecionamento de carreira.


Em 2024, teremos uma nova edição do projeto “Cidade do Conhecimento”, sendo que o número de vagas serão ampliadas, para que possa atender e qualificar cada vez jovens e adultos, oferecendo capacitações rápidas que facilitam a inserção no mundo do trabalho e auxiliando no desenvolvimento de carreiras, em diversas áreas de atuação.