O futuro da mobilidade urbana e do transporte público de Palmas será discutido na Segunda Audiência Pública dos Planos de Mobilidade Urbana e de Transporte Coletivo, que acontecerá em 21 de fevereiro de 2024 (quarta-feira), às 19h, no Centro Cultural Dom Agostinho José Sartori, localizado na Av. Clevelândia, n.º 521, no Centro.


Na ocasião, os cidadãos poderão conhecer os produtos da quarta e última etapa dos Planos, “Aplicabilidade e Gestão”, e poderão contribuir com críticas, dúvidas e sugestões. Técnicos da Prefeitura e da Consultoria URBTEC™ irão apresentar uma síntese dos trabalhos e responderão os questionamentos dos participantes.


O planejamento é fundamentado no prognóstico e nas propostas construídas na etapa anterior, com base na leitura técnica das demandas municipais e em contribuições da sociedade civil.


Quanto ao Plano de Mobilidade Urbana, será debatido o conteúdo do produto quatro, “Institucionalização e Gestão”, que inclui: o Plano de Ações e Investimentos; a revisão da estrutura administrativa municipal; o processo de monitoramento e acompanhamento; e as minutas de lei que serão encaminhadas à Câmara Municipal para apreciação.


O conteúdo do quarto produto do Plano de Transporte Coletivo, “Minuta do Edital”, compreende: a minuta do edital de licitação do sistema de transporte público coletivo urbano. Após a finalização do Plano, um processo licitatório será aberto para que empresas se candidatem para prestar os serviços de transporte coletivo.


As pactuação que será feita com a sociedade é fruto de levantamentos de dados, pesquisas de campo eanálises técnicas somadas às contribuições da população nos eventos públicos anteriores, como as duas oficinas comunitárias e a primeira audiência pública, e também as sugestões enviadas para o e-mail “urbanismo@pmp.pr.gov.br”. Todo o material coletado subsidiou a proposição de melhorias para osdeslocamentos em Palmas, culminando na fase de consolidação de tais diretrizes.


O Plano de Mobilidade prevê melhorias para as condições de calçadas, da sinalização, da pavimentação de ruas, da segurança viária, além de incentivos para o uso de bicicletas e da infraestrutura viária de maneira geral. Já o Plano de Transporte Coletivo diz respeito à aprimoramentos da operação do sistema de transporte coletivo e escolar com ações para melhorias da frota, revisão de linhas e itinerários, entre outros.


A participação de toda a população é fundamental para consolidação os Planos, sendo mais uma oportunidade para a sociedade participar do processo de planejamento do município. Os documentos e mais informações estão disponíveis na página dos Planos no site da Prefeitura:  https://pmp.pr.gov.br/mobilidade.


 


SERVIÇO


2ª Audiência Pública dos Planos de Mobilidade Urbana e de Transporte Coletivo de Palmas


Data: 21/02/2024 (quarta-feira)


Horário: 19h


Local: Centro Cultural Dom Agostinho José Sartori


Endereço: Av. Clevelândia, 521 – Centro