CULTURA

Projeto Doe Livro Sobre Palmas e Reviva Nossa História é lançado

14/03/2019 | | Assessoria de Comunicação



Projeto do Departamento de Cultura, visa resgatar a história de Palmas, registradas em livros ao longo dos seus 140 anos.

Arrecadar livros que ajudem a contar a história de Palmas é o objetivo do projeto “Doe Livro Sobre Palmas e Reviva Nossa História". A ação é realizada pelo Departamento de Cultura, através da Biblioteca Pública Municipal Santos Dumont.

Com este projeto, que começa neste mês de março e vai até dezembro deste ano, serão realizadas parcerias com escolas municipais, estaduais e privadas para enriquecer o acervo da biblioteca municipal.

Conforme Jaqueline Butner, chefe de divisão da biblioteca e museu de Palmas, todos os livros, artigos, fotos e reportagens serão registrados no programa PalmasTeca-Controle de Bibliotecas Municipais.
“Palmas conta com muitos escritores, poetas e pesquisadores, visto que por muitos anos, o município contava com a FAFI, Facepal e Unics”, explicou Jaqueline.
Com isso, grande parte da história da cidade foi e continua sendo contada por professores historiadores e poetas.
“Diante da falta de acervo, justificamos o presente projeto percebendo a importância dos materiais que serão arrecadados para que futuras gerações possam aprender, reviver e contar fatos importantes de sua própria história”, concluiu Jaqueline.
Objetivos:

Aumentar o acervo da Biblioteca Pública Municipal Santos Dumont com relação a bibliografias sobre o município de Palmas;
Coletar materiais escritos e fotográficos a respeito de Palmas – Paraná.
Resgatar livros de escritores e poetas Palmenses.
Instigar na população a importância do cuidado e reconhecimento de sua própria história.

Serão realizadas várias ações em escolas municipais, estaduais e privadas para enfatizar a importância deste projeto para a preservação da história do município.

De acordo com a Diretora do Departamento Luiza Mara Motta dos Santos, são poucas obras literárias, artigos e fotos do município de Palmas registrados no programa PalmasTeca, sendo preciso enriquecer o acervo da Biblioteca Pública Municipal Santos Dumont, oportunizando assim, a população e visitantes vindos de escolas municipais, estaduais e também de outros municípios e estados o conhecimento sobre a História de Palmas e sua importância no cenário estadual.

O projeto servirá também para comemorar os 140 anos de Palmas que será solenizado dia 14 de abril.
Os doadores destas obras poderão procurar a Biblioteca Pública Municipal, Museu Histórico, Quiosque Municipal da Praça e Centro Cultural para trazer as obras que serão devidamente catalogadas e acondicionadas.
                 



logo TURISMO PALMAS

Turismo

ENDEREÇO

Prefeitura de Palmas - PR
Avenida Clevelândia, 521 Caixa Postal 111
Tel: (46) 3263-7000
Horário de atendimento:
08:00 às 11:30
13:00 às 17:30

CNPJ

76.161.181/0001-08