CULTURA

Orquestra de Metais de Palmas começa entoar primeiros sons

14/03/2019 | | Assessoria de Comunicação



Investimentos de mais de R$ 160 mil em instrumentos, valorizam a Cultura e proporcionam oportunidades para jovens e adultos.

Desde o início do ano está em formação em Palmas, um novo conjunto orquestral. Denominada a princípio Orquestra Municipal de Metais, conta com 21 alunos, mas sua totalidade será de 56 integrantes. O Maestro e Regente, Lester Kalinski revela que a criação da orquestra se tornou para ele a realização de um sonho, oportunizando o repasse de seus conhecimentos musicais através de instrumentos almejados por muitas orquestras que foram adquiridos pela administração municipal, “a ideia da formação desta banda partiu, após o prefeito assistir a apresentação da banda Jovem de Guarapuava que trabalha com este tipo de instrumentos, a partir daí recebi o convite para ser regente da Orquestra de Palmas, me senti muito orgulhoso e resumi o convite ao que sempre digo, juntou a fome com a vontade de comer”, salienta Lester e explica que os alunos estarão prontos para apresentações num prazo de um ano de ensaios e treinamentos.


No dia 13 de abril, véspera do aniversário de Palmas, será apresentada oficialmente a orquestra, na data também está marcada a apresentação da Orquestra da Polícia Militar do Paraná, evento alusivo às comemorações dos 140 anos do município.
O Maestro lembrou ainda que há 15 anos atrás, Palmas possuía a Banda Musical Santa Cecília, da qual ele fazia parte, também comentou que o nome da nova formação musical será escolhida pela população, através da participação e indicações de nomes, “vamos disponibilizar um canal na internet, para toda a população trazer sugestões de nomes”, declara.


A diretora do Departamento de Cultura, Luiza Mara Mota Santos, lembra do esforço e dedicação da secretária da Educação, professora Josiane, para adquirir os equipamentos e formar a orquestra que fará parte da história de Palmas, “juntamente com o Maestro Lester, apresentamos à secretária o que seria necessário para montar a orquestra e recebemos a resposta positiva de que o projeto seria realizado”, lembra a diretora e salienta que ainda há vagas para novos alunos até a totalidade de utilização dos instrumentos.
Investimento


Foram mais de R$ 160 mil em instrumentos que são equiparados aos utilizados pelas maiores bandas do país este investimento, segundo a diretora, não é apenas financeiro, mas também uma valorização da Cultura e do conhecimento, “este não foi um investimento para dois anos e sim para a história de Palmas, todos os palmenses estarão usufruindo desta orquestra em suas apresentações e também na oportunidade de fazer parte deste grupo musical”, completa.
Aluno


Nicolas Pinheiro é um dos alunos que está frequentado as aulas de música, ele escolheu tocar saxofone, algumas notas já estão sendo executada, mas em seu conceito, além de aprender tocar o instrumento que emite belos sons, a música tem proporcionado para ele outras questões fundamentais na formação de sua juventude, “a música me traz calma e tranquilidade para resolver muitas coisas na minha vida é uma experiência nova que contribui para minha formação como cidadão”, assegura.
Os interessados em participara da Orquestra de Metais de Palmas devem procurar o Departamento de Cultura anexo ao Centro Cultural Dom Agostinho José Sartori.                  



logo TURISMO PALMAS

Turismo

ENDEREÇO

Prefeitura de Palmas - PR
Avenida Clevelândia, 521 Caixa Postal 111
Tel: (46) 3263-7000
Horário de atendimento:
08:00 às 11:30
13:00 às 17:30

CNPJ

76.161.181/0001-08