EDUCAÇÃO

Ex-maratonista ensina gosto pelo esporte a estudantes de Palmas

13/04/2018 | | Assessoria de Comunicação


Foto: Josiani Almeida

O ex-maratonista Vanderlei Cordeiro de Lima, medalhista olímpico nos Jogos de Atenas em 2004, participou nesta sexta-feira (13), do Festival de Atletismo de Palmas, no Sudoeste do Paraná. Aproximadamente 500 estudantes das redes pública e privada acompanharam a atividade. O prefeito Dr. Kosmos Nicolaou e a secretária de Educação, Professora Joseana Nicolaou, deram início à programação.

"Toda criança têm o direito de brincar, de ser feliz e de praticar esporte", disse Vanderlei Cordeiro, abrindo a palestra motivacional, antes do início do festival, no Estádio Municipal Dr. José Ferreira de Almeida. "Hoje, vocês tem a possibilidade de descobrir o que querem para seu futuro. O esporte pode ser a porta de entrada para uma nova realidade", ressaltou.

"Todos tem um sonho. E o que precisa fazer com este sonho? Precisa alimentar este sonho, para um dia ele se tornar realidade", disse. "Vocês precisam ter em mente que hoje estou aqui e amanhã quero ser melhor. A minha história é igual a de vocês, mas busquei ser melhor", afirmou

Perseverança
Vanderlei Cordeiro reforçou que, para conseguir atingir um objetivo, não pode desistir nunca. "Se você pensar 'eu quero', 'eu vou conseguir', você vai conseguir", afirmou o ex-maratonista. Que completou: "Nunca deixe de ser criança".

Ele contou que começou no esporte ainda jovem, quando era trabalhador rural em Cruzeiro do Oeste, sua cidade natal no interior do Paraná. Vanderlei Cordeiro é o único latino-americano outorgado com a Medalha Pierre de Coubertin, a maior condecoração de cunho humanitário-esportivo concedida pelo Comitê Olímpico Internacional.

O ex-maratonista recebeu a honraria após ter sua prova em Atenas interrompida ao ser agarrado, no momento em que liderava. Eleconseguiu se livrar com a ajuda de outros torcedores e, mesmo após o susto, Cordeiro retornou à competição, garantindo o terceiro lugar no pódium.

Para toda vida
O prefeito Dr. Kosmos também destacou a importância do esporte na vida e na formação das pessoas. "A prática esportiva leva vocês para longe, por exemplo, dos perigos das ruas. O esporte garante dignidade, disciplina e a possibilidade de um futuro saudável e melhor", concluiu.

A secretária de Educação, Professora Joseana, disse que o Festival de Atletismo é mais uma ação da Prefeitura para inclusão ao esporte. "É uma oportunidade para as crianças serem melhores e ter a possibilidade de buscar um objtivo, um norte em suas vidas, através do esporte", disse.

O Festival de Atletismo contou com participação de estudantes das escolas municipais Nossa Senhora de Fátima, Oscar Rocker, Terezinha Marins Pettres, Pequena Águia, Nerasi Menin Calza, Senhoria Miranda Mendes, São Sebastião e Tia Dalva, do Colégio HBC e do Centro da Juventude.

Rua de Lazer e Corrida Rústica


O diretor do Departamento de Esportes, Vicente Favetti, aproveitou para convidar todos a participarem, neste sábado (14), a partir das 14h, da Rua de Lazer que aconteceram na Praça do Senhor Bom Jesus, no entro de Palmas. "Compareçam lá, vai ser uma tarde de muitas atividades recreativas", disse.

O evento, no dia de aniversário de Palmas, acontece paralelamente a XXXVI Corrida Rústica e também terá participação do ex-maratonista Vanderlei Cordeiro de Lima. A competição terá 15 categorias e vai distribuir mais de R$ 5 mil em prêmios.


logo TURISMO PALMAS

Turismo

ENDEREÇO

Prefeitura de Palmas - PR
Avenida Clevelândia, 521 Caixa Postal 111
Tel: (46) 3263-7000
Horário de atendimento:
08:00 às 11:30
13:00 às 17:30

CNPJ

76.161.181/0001-08