TURISMO

Palmas oferece atrativos de turismo, lazer e cultura no feriadão

04/09/2017 | | Assessoria de Comunicação


Foto: Josiani Almeida

A cidade de Palmas, no Sudoeste do Paraná, oferece bons atrativos de turismo, lazer e cultura para quem quiser passar o feriado prolongado da Independência longe do litoral e dos grandes centros urbanos. O roteiro inclui visitas ao parque eólico, passeios nas trilhas da área de conservação ambiental do Parque da Gruta, turismo religioso, shows musicais, festival gastronômico, passeios na área rural e espaços de lazer ideais para passar o dia.


Palmas dispõe de um amplo parque hoteleiro com mais de 550 leitos disponíveis e uma gastronomia variada de pratos especiais e característicos da culinária local. As visitas ao Parque Eólico, o primeiro da região Sul do Brasil que usa a força dos ventos para a produção de energia elétrica, podem ser realizadas durante todos os dias do feriado. O acesso ao local, distante 25 quilômetros da área urbana, é pela PR-280.


Na região é possível comprar souvenires e apreciar as belas paisagens do distrito de Horizonte, ponto mais alto dos Campos de Palmas. No centro de Palmas, é possível comprar produtos variados, uma vez que as lojas e estabelecimentos manterão expediente normal na sexta-feira (08) e no sábado (09).


Atividades
A programação do feriado prolongado em Palmas começa na manhã quinta-feira (07 de setembro), com o desfile da Independência, a partir das 9h. A mobilização, na Rua Bispo Dom Carlos até a Praça do Senhor Bom Jesus, será marcada por desfile de escolas e instituições e quatro fanfarras da Escola Pública Nascer para Arte, da Escola Quilombola, do Colégio Bom Jesus e da 15ª Companhia de Engenharia de Combate Mecanizada.


Ainda na quinta, a partir das 19h no Centro de Cultura Dom Agostinho José Sartori, começa a XXIII edição do Festival Pé Vermelho de composições inéditas e interpretações. O evento, que terá um festival gastronômico especial em barracas montadas no estacionamento do Centro de Cultura, prossegue na sexta-feira e sábado (8 e 9 de setembro). Na sexta à noite, a partir das 23h30, tem ainda a apresentação da Legião Urbana Cover, em uma casa de shows no centro da cidade.


Na região central da cidade, os turistas e visitantes poderão percorrer as trilhas do Parque da Gruta, área de conservação ambiental que abriga uma cachoeira e um trecho do rio Lajeado. Ainda no centro de Palmas, o turismo religioso tem uma forte presença com a Catedral do Senhor Bom Jesus, o Santuário de Fátima que abriga a única réplica da Santa no Brasil trazida especialmente de Portugal e o Seminário São João Maria Vianney, o segundo na história do Paraná, que é aberto à visitação durante o dia.


Palmas oferece ainda boas opções de passeios próximos de florestas de araucárias e mata nativa na área rural e de lazer. Na região do Pastamec, distante 30 quilômetros do centro, está localizado o pesque pague de trutas, peixe de carne nobre que depende da água fria para se desenvolver. O local dispõe de churrasqueiras onde podem ser preparadas as receitas logo após a pesca.


Morangos hidropônicos
A Chácara do Encanto, que guarda um núcleo de produção de morangos hidropônicos, também estará aberta para visitação neste feriado prolongado de 7 de Setembro. No local, próximo as margens da PR-280, é possível conhecer como é cultivada a planta trazida especialmente da Cordilheira Andina, no sul do Chile.


Os curiosos por novidades ainda podem desfrutar de diversas receitas que tem como base esta delícia colorida. Além disso, é possível visitar as estufas com os canteiros aéreos, lago da propriedade e demais belezas, adquirir produtos naturais feitos na hora como suco e geleia de morango.


Galeria de imagens

logo TURISMO PALMAS

Turismo

ENDEREÇO

Prefeitura de Palmas - PR
Avenida Clevelândia, 521 Caixa Postal 111
Tel: (46) 3263-7000
Horário de atendimento:
08:00 às 11:30
13:00 às 17:30

CNPJ

76.161.181/0001-08