Os professores da Escola Municipal Terezinha Marins Pettres (o Caic) promoveram, nesta quarta-feira (08), um intercâmbio cultural com a Escola Indígena Ségsõ Tánh Sá. O evento, organizado por professores e servidores, buscou incentivar a leitura e a escrita entre os estudantes da rede pública de ensino de Palmas, no Sudoeste do Paraná.

O intercâmbio cultural foi criado para viabilizar novos caminhos e a busca do conhecimento dos estudantes das instituições de ensino. A iniciativa consiste em uma troca de conhecimentos, costumes e informações que irão influenciar o indivíduo de maneira definitiva, tanto na formação profissional como pessoal.

O enriquecimento intelectual e a percepção global de valores se expande consideravelmente a cada experiência vivida, ressaltam os professores. A secretária de Educação de Palmas, Professora Joseana Nicolaou, destacou a importância de iniciativas como esta.

"Buscamos incentivar sempre este tipo de ação, estes intercâmbio entre as escolas", disse Professora Joseana. Que completou: "Além da aproximação, a integração dos jovens e a reciprocidade nas relações culturais é maravilhosa para todos os envolvidos".

“Acreditamos que a linguagem, em suas diversas formas, é o procedimento básico, necessário à comunicação e aprendizagem, em todas as disciplinas e níveis de escolaridade", disse a professora Adriana Zanella, responsável pela organização do evento.

"O domínio da língua possibilita uma maior participação social, seja comunicando-se, defendendo pontos de vista, informando-se, partilhando ou construindo visões de mundo e produzindo cultura", concluiu Adriana.

"Diversidade é isto, essa troca de experiência e valores culturais", disse a chefe da Divisão de Diversidade, Alexandra Oliveira. "É muito importante para nossos alunos esta troca de experiências, pois vem de encontro com o projeto de diversidade que busca socializar e fortalecer as ações pedagógicas", concluiu.

Desafio
Na primeira fase do intercâmbio, os alunos da Escola Terezinha Marins Pettres, do 2° ano “D”, orientados pela professora Adriana Zanella, mandaram cartas para os alunos da escola Indígenam, que prontamente responderam.

Após a troca de correspondências e convites, com auxílio dos professores, organizaram um encontro no dia 08 de novembro, onde os alunos do Colégio Indígena foram recebidos com um teatro e lanche, sendo retribuídos pelos visitantes.

Galeria de imagens