A Secretaria de Educação concluiu, na última quinta-feira (21), as ações do segundo semestre do projeto Diversidade e Inclusão na Escola. Desde o último dia 11 de setembro, os estudantes das oito unidades de Ensino Fundamental da rede pública municipal da área urbana de Palmas, tem participado de intercâmbios visitando e recebendo os coleguinhas.


No último dia do projeto, os estudantes da Escola Terezinha Marins Pettres receberam os colegas da Escola Senhoria Miranda Mendes. Durante o projeto, eles participaram de atividades de teatros, danças, músicas, jogos, poesia jogral, contos, entre outros.


"Este intercâmbio representou uma oportunidade dos alunos conheceram o cotidiano e as dependências das escolas visitadas", frisou a secretária de Educação, Professora Joseana Nicolaou.


A escola, de acordo com ela, é o lugar propício para desenvolver uma cultura de valorização a diversidade e é onde os conflitos podem ser resolvidos através da educação. “Isso porque o convívio com a diferença é presente na vida dos alunos”, disse.


Nas atividades, de acordo com a pedagoga da Escola Municipal Pequena Águia, Priscila Rodrigues, foram tratados temas como racismo, gênero e diversidade étnica, presentes na sociedade. Entre as novidades apresentadas pela unidade, foi uma apresentação com a linguagem de sinais (Libras).


Panorama
Para realização do projeto foi proposto aos professores, no início do ano letivo, que trabalhassem por temas divididos em bimestres” informou. O projeto da Secretaria de Educação envolveu estudantes de seis a 12 anos. A iniciativa integra o plano de educação inclusiva, com foco na diversidade em sala de aula.


Os temas incluíram, durante o ano, combate e prevenção ao bullyng, violência, respeito e cultura indígena, necessidades educacionais e especiais, racismo e sexualidade e cultura afro e diversidade religiosa.


“Todas as atividades foram desenvolvidas nas escolas para que as mesmas possam adotar atitudes de respeito pelas diferenças entre as pessoas”, frisou a chefe da Divisão da Diversidade, Alexandra Oliveira.


Que completou: “Respeito esse necessário para o convívio em uma sociedade democrática e pluralista e contribuir com o acesso as informações sobre a integração para colaborar com o processo de sensibilização e conscientização entre alunos”.