O Departamento de Saúde de Palmas retomou, no início desta semana, as cirurgias de joelho pelo Sistema Único de Saúde (SUS), que estavam interrompidas desde 2011. Os procedimentos, viabilizados em parceria com o Governo do Estado, contemplam pacientes que estão com lesão e problemas nestas articulações do corpo.
Na primeira semana, o mutirão viabilizou a consulta prévia, no Hospital Santa Madalena Sofia em Curitiba, para 50 pacientes que aguardavam na fila de espera. A expectativa é de que eles consigam realizar o procedimento já nos próximos meses. “A maioria encaminhada para a consulta pré-operatória, já saiu de lá com a cirurgia agendada”, disse a enfermeira Michele Olivetto, enfermeira responsável pela auditoria no posto de saúde central.
Para a próxima segunda-feira (11), segundo ela, já tem 15 pacientes agendados para fazer a viagem até a capital. “Nossa preocupação é desafogar a fila por este tipo de cirurgia, pois a espera para quem precisa é longa e dolorida”, disse Michele.
Que emendou: “Normalmente, essas pessoas não conseguem ficar muito em pé e tem bastantes dificuldades no dia a dia”. De acordo com a enfermeira, agora com a parceria, o setor de Saúde de Palmas está conseguindo, aos poucos, normalizar e reduzir a fila de espera. “Graças também ao transporte para estes pacientes, que antes não tinha”, disse.
De acordo com a diretora do Departamento de Saúde, Dalva Zago, para amenizar o problema e encurtar o sofrimento dos pacientes serão disponibilizadas mais duas vans. “Depois de seis anos de espera, temos a felicidade de anunciar essa parceria que só tem a beneficiar os usuários do SUS de Palmas”, disse.
E completou: “Esta espera deixa os pacientes muito ansiosos pelo procedimento, já que, depois das cirrurgias, poderão voltar as suas atividades normais, e não terão mais que esperar por outras pessoas”.