O Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) de Palmas já atingiu 71% de sucesso nos cadastros do Programa Estadual Família Paranaense. A cidade tem 100 famílias que se enquadram nos requisitos para receber os benefícios previstos na iniciativa, criada em 2012 para combater a vulnerabilidade social no Paraná.


De acordo com a diretora do Departamento de Assistência Social, Marly Maito, os municípios paranaenses tinham o dia até 31 de agosto para atingir 60% do programa, meta já superada em Palmas.


“Esse programa busca integrar as áreas da assistência social, habitação, agricultura, trabalho, saúde, esporte e lazer e felizmente estamos atingindo nosso objetivo e atendendo o máximo de famílias possíveis”, disse.

Família Paranaense
Lançado em 2012, o Família Paranaense é a principal estratégia do Governo do Paraná para erradicação da pobreza. O programa está presente nos 399 municípios do Estado, e já atendeu mais de 286 mil famílias, 38 mil delas com acompanhamento familiar.


O investimento nas ações do programa chega ao montante de R$ 181,1 milhões. A seleção de famílias é feita através do Cadastro único, com o nome do familiar responsável, que deve comparecer no CRAS de quarta a sexta-feira.


Segundo Marly, o programa consiste em uma rede que busca alcançar famílias em dificuldade social. “Tem muitas famílias em Palmas, hoje, que não sabem que tem perfil para integrar esse programa, por que tem renda per capita (por pessoa) muito baixa e necessitam inclusive de ajuda na nutrição”


Atualmente, a Prefeitura de Palmas disponibiliza uma casa de nutrição, que acompanha crianças, além disso existe um acompanhamento nos assentamentos e na área rural.