Uma cerimônia com acendimento do Fogo Simbólico marcou, nesta sexta-feira (1º), a abertura da Semana da Pátria em Palmas. O ato, a partir das 9h na Praça do Senhor Bom Jesus, contou com hasteamento das bandeiras e apresentação do hino nacional e reuniu estudantes, entidades, autoridades, lideranças e moradores.
O diferencial da abertura da Semana da Pátria em Palmas ficou por conta da execução do hino por professores e alunos da Escola Pública Nascer para Arte, com gaita, baixo e violão. As estudantes do Colégio Estadual Sebastião Paraná, Dheniffer Fernanda Vaz e Andressa Vitória Selk, que se destacaram nas finais dos Jogos Escolares do Paraná (JEP’s), foram encarregadas de acender o fogo simbólico.
O prefeito e o vice, Dr. Kosmos Nicolaou e Cesar Pacheco Baptista, o Baitaka e o comandante da 15ª Companhia de Engenharia de Combate Mecaniza, Major Diego Agostini, hastearam as bandeiras de Palmas, do Paraná e do Brasil. Também participaram do ato os vereadores Luiz Sendeski e Marcos Gomes.
Desfile
A Semana da Pátria em Palmas será encerrada com o desfile da Independência do Brasil, na manhã do dia 07 de setembro (quinta-feira). A mobilização, a partir das 9h, neste ano terá como novidade a apresentação de quatro fanfarras, uma delas da Escola Pública Nascer para Arte, que se destaca marcando o desfile das delegações.
O grupo é composto por mais de 80 integrantes - 75 músicos, nove balizas e um balizador e duas portas bandeiras. As escolas estaduais terão o desfile marcado pela fanfarra da Escola Quilombola. Também irão se apresentar a fanfarra do Colégio Bom Jesus e a banda da 15ª Companhia do Exército de Palmas.
Panorama
Todos os anos, milhares de pessoas se reúnem em avenidas na maioria dos municípios do Brasil, para celebrar o Dia da Independência, comemorado em 7 de setembro com desfiles cívico-militares. Neste ano acontece o 195º aniversário da independência.
O principal desfile do 7 de Setembro ocorre em Brasília, na Esplanada dos Ministérios, sob a presença do presidente da República. Desfiles similares ocorrem em todas as capitais estaduais, sob a presença dos respectivos governadores, e em várias outras cidades em todo o país.