O mercado de construção civil de Palmas superou a crise e está aquecido neste início de segundo semestre de 2017. De fevereiro a agosto deste ano, foram expedidos 128 alvarás para construção de novos empreendimentos. No período, foram ainda expedidas 157 Guias Amarelas. Os dados integram o balaço de atividades do Departamento de Urbanismo, divulgado esta semana.


Os bons números são motivos de comemorações, destacou Renato Vescovi, diretor de Urbanismo, setor responsável pelas intervenções urbanas que acontecem em Palmas. “O mercado está aquecido, motivo para comemorar, já que o setor está conseguindo superar a crise que atinge o país”, disse Vescovi, em entrevista ao programa Prefeitura em Ação de terça-feira (29).


De acordo com o levantamento do Urbanismo, as novas obras totalizam 28 mil metros quadrados de futuras áreas construídas e mais de R$ 200 mil em receitas para o município. “E isto pode aumentar, já que as Guias Amarelas, que é uma consulta prévia sobre as possibilidades de obras em determinados terrenos, podem resultar em novos imóveis”, frisou Vescovi.


Emprego e renda
O aquecimento do setor resulta na manutenção e criação de novos postos de trabalho em Palmas, destaca o diretor. No período, o Departamento também expediu aproximadamente 200 novos números prediais, o que representa 200 novas casas ou prédios.


O segmento poderá aquecer mais ainda. Isto por que recentemente foi aprovado um projeto que virou lei, alterando os parâmetros urbanísticos de Palmas. “Com isto, serão viabilizados novos grandes empreendimentos, os quais gerarão mais receita e emprego no município”, ressaltou Vescovi.


Asfalto nos Bairros
Na entrevista, levada ao ar pelas rádios Horizonte FM e Club AM, o diretor de Urbanismo destacou a conclusão do asfalto no Santuário, que integram o programa “Asfalto nos Bairros”, com recursos próprios da Prefeitura. “Logo conseguiremos concluir o recapeamento asfáltico nas principais vias dos bairros. Este é um projeto que está dando certo e beneficiando toda a população”, disse.


Além deste programa, a Prefeitura dispõe de um projeto que incentiva a reforma e construção de calçadas nas residências e comércio de Palmas. Com esta iniciativa, o proprietário do terreno compra o Paver e o município subsidia a mão de obra e demais custos.


“Com isso queremos padronizar as calçadas de Palmas e o morador não será prejudicado, pois se apresentar a nota da compra do material, além de não gastar na construção, receberá um desconto de 30% no próximo IPTU”, concluiu.