A cidade de Palmas vai integrar a rota turística de peregrinação do Monge João Maria. A inclusão ganhou destaque na última semana, durante um seminário em Mangueirinha, com participação da diretora do Departamento de Turismo, Carine Ambrósio e o chefe da Divisão de Marketing de Turismo, Silvio Santos.


O seminário em Mangueirinha é uma sequência dos trabalhos debatidos no início de abril deste ano em Prudentópolis. O presidente da Paraná Turismo, Jacó Gimennes e o coordenador de Turismo Cultural, Hard Guedes, junto com o presidente da Agencia de Desenvolvimento do Sudoeste, Celio Bonetti, promoveram uma discussão sobre a rota turística de peregrinação do Monge João Maria.


O encontro reuniu vários municípios que compõe a região turística Vales do Iguaçu, e a Rota do Monge. Segundo Carine Ambrósio, Palmas já faz parte desta rota, tendo em vista que o município possui várias nascentes que foram atribuídos como fontes onde o monge passou.


A diretora de Turismo destacou que o trabalho agora tem a intenção de credenciar e oficializar as caminhadas que normalmente são realizadas em dias santos. “Estes trajetos, muitas vezes ocorrem de forma não oficial, não catalogadas e feitas as margens das rodovias com riscos aos participantes”, disse.


Segundo professor Jacó, os municípios que podem compor esta rota são Palmas, Mangueirinha e Chopinzinho, pela proximidade. Todos estão de acordo na criação do roteiro que busca resgatar a cultura popular com maior segurança, uma vez que esta peregrinação já ocorre e os locais de visitação ainda não possuem uma infraestrutura adequada e segura.


“O governo do Estado abrirá esta nova possibilidade para os municípios se adequar a rota dos caminhos do profeta São João Maria, possibilitando aos visitantes uma experiência agradável e com segurança”, salientou Gimennes.