O problema com os fortes odores que há anos prejudica a qualidade do ar, afetando moradores do Santa Cruz e bairros próximos, está próximo de uma solução. A informação foi antecipada nesta quinta-feira (24), pelo diretor de Engenharia e Investimento da Sanepar, João Martinho Cleto Reis Junior, ao vice-prefeito de Palmas, Cesar Pacheco Baptista, o Baitaka.

"Estivemos na Sanepar, em Curitiba, para ver uma solução sobre o mau cheiro e a possibilidade de retirar a estação de tratamento de esgoto daquele lugar e levar para fora da cidade", disse Baitaka. Na audiência, o vice-prefeito foi acompanhado pelos vereadores Paulo Bannake e Marquinhos e a assessora do deputado Paulo Litro, Claudia.

"O diretor João Martinho informou que a nova estação já está prevista no Plano de Investimento da Companhia", informou Baitaka. Que completou: "Ele garantiu que irá nos ajudar a melhorar as condições de moradia dos moradores daquela região e virá até Palmas em breve".

Problema antigo
A questão envolvendo os odores gerados pela Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do Santa Cruz, já despertou a atenção do Ministério Público. Recentemente a 2ª Promotoria de Justiça de Palmas requisitou informações e documentos visando a solução do problema.

O órgão também solicitou da Sanepar o cronograma de obras de ampliação do sistema de coleta de esgoto em Palmas. A iniciativa do MP atendeu um abaixo-assinado organizado pelos moradores do Santa Cruz e região.