O prefeito Dr. Kosmos Nicolaou recebeu, nesta terça-feira (22), um grupo de agricultores e técnicos agrícolas para discutir uma série de alternativas para ampliar a produção, armazenamento e venda de trutas. Palmas dispõe de condições climáticas específicas para engorda do peixe, considerado de carne nobre.


Clique AQUI para ver o vídeo da reunião

A produção do peixe em Palmas, iniciada em 1992, está concentrada atualmente em um pesque-pague localizado na região do Pastamec, distante 30 quilômetros da área urbana. No local, às margens do rio Chopin de água gelada, são produzidos de oito a 10 toneladas de trutas por ano.

No encontro, Dr. Kosmos informou ao grupo que recebeu convite, do diretor da Paraná Turismo, Jacó Gimennes, convite para participar do evento gastronômico de 26 a 29 de outubro, no Memorial da América Latina em São Paulo. "Queremos levar a nossa truta que será apresentada aos chefes de cozinha que irão preparar receitas que depois serão doadas à Palmas", disse.

O prefeito também destacou o apoio que a atual administração vem dando a todos os setores  de Palmas, especialmente a gastronomia. "Este ano já promovemos, com os bares e restaurantes, duas semanas gastronômicas. Nossa intenção é ampliar e unir cada vez mais gastronomia e hotelaria", frisou Dr. Kosmos.

Apoio
No encontro, os produtores pediram apoio e auxílio da inspeção municipal para reativar o frigorífico, que tem capacidade de abater até 20 toneladas do peixe por ano. eles também solicitaram apoio da Prefeitura para melhorar a logística - as estradas de acesso ao pesque-pague.

Dr. Kosmos ressaltou que está concluindo a elaboração do projeto de lei que vai possibilidade a Prefeitura executar obras de melhorias em propriedades particulares na área rural de Palmas. "Desde que haja produção para escoar pelas estradas", ressaltou.

O zootecnista e doutor em aquicultura, Claudio Kinach Loureiro, participou do encontro, no gabinete do prefeito. Ao grupo, ele falou sobre as condições climáticas, volume e temperatura de água, essenciais para garantir um bom potencial de produção de trutas em Palmas.

"A truta é uma atividade que, desde que bem gerida, consegue tirar até 100% do valor investido com o retorno", disse Claudio. E concluiu: "Palmas provém dos principais fatores que a truticultura necessita, que são água de boa qualidade e em quantidade". Ele frisou ainda que em Palmas é possível expandir a produção do peixe, com investimento modesto.

Emprego e renda
"A produção de truta é uma atividade que poderá contribuir na geração de emprego e renda aos pequenos produtores", disse o diretor de Agricultura e Meio Ambiente de Palmas, Edson Cassaniga. Na reunião, ele frisou que já visitou as cidades de Lages e Urupema em Santa Catarina, dois polos de truta.

"Esta última, inclusive é considerada a capital da truta de Santa Catarina", informou. A parceria da Prefeitura com a Pastamec será fundamental para ampliar a produção em Palmas. "Em breve teremos uma nova reunião, desta vez aberta para produtores interessados em tratar da parte técnica e custos", concluiu.

A diretora de Turismo, Carine Ambrósio, também participou da reunião. Segundo ela, é fundamental a união de todos os setores para avançar no desenvolvimento da cidade.

Peixe nobre
A truta produzida em Palmas é da espécie arco-íris, considerada nobre, com carne de sabor delicado que necessita de água gelada e corrente para se desenvolver. O pesqueiro do Pastamec teve as atividades iniciadas em 1992 com os primeiros ovos importados do Canadá.

O material utilizado atualmente vem de um instituto de pesca de Campos do Jordão (SP). A qualidade das trutas produzidas em Palmas atrai pescadores e turistas de várias regiões do Paraná e de Santa Catarina. As espécimes tem peso médio de 500 a 600 gramas, em fase adulta.

A arco-íris é um peixe da família do salmão, originária do oeste da América do Norte. Foi introduzida no Brasil por volta de 1940, por iniciativa do Ministério da Agricultura para povoar os rios das regiões serranas, pobres em fauna aquática nativa.

A espécie de truta criada em Palmas tem excelentes qualidades nutricionais. Além de se constituir em ótima fonte de proteína de alto valor biológico, vitaminas e sais minerais, possui O 3 (Ômega 3): ácidos graxos responsáveis pela redução dos níveis de colesterol no sangue.