As normas para funcionamento de salões de beleza, barbearias e estabelecimentos que ofereçam serviço de depilação, previstas na Resolução Sesa 700/2013, ganharam destaque nesta quarta-feira (16), no Senac de Palmas. O tema foi abordado pela enfermeira da Vigilância em Saúde, Suzana Amadori, em palestra aos estudantes dos cursos de Manicure/Pedicure e Cabeleireiro.

De acordo com Susana, a normativa regulamenta a instalação e funcionamento destes estabelecimentos, exceto aqueles que ofereçam depilação a laser. Na palestra, a enfermeira destacou que todas as inspeções são realizadas pautadas na lei 13.331, de 23 de novembro de 2011, que dispõe sobre a regulamentação e fiscalização das ações dos serviços de saúde no Paraná.

Susana alertou ainda sobre a importância do cliente verificar se o estabelecimento possui a licença sanitária atualizada. "Se o estabelecimento não atende a legislação, não oferece segurança nos serviços oferecidos a população", disse.

A chefe da Divisão, Karine Tobera, lembra que a função da vigilância sanitária é a proteção e promoção da saúde e tem como finalidade impedir que as pessoas sejam expostas a riscos em razão de alguma distorção sanitária.

Segundo Karine, os locais que não atendem as exigências são passiveis de autuação e interdição. Ela informa ainda que existem prazos para adequação e coloca a Divisão a disposição da população para esclarecimentos. "A intenção é que todos os estabelecimentos funcionem de acordo com as normas vigentes", concluiu.

Galeria de imagens