O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) começa, no dia primeiro de outubro, a pesquisa do Censo Agropecuário de Palmas. O procedimento terá o prazo de cinco meses para ser executado, informa o servidor do órgão, Paulo Cividini.

O último levantamento no país, foi realizado em 2007. O Censo busca retratar o Brasil com informações necessárias ao conhecimento de sua realidade e ao exercício da cidadania. A pesquisa irá identificar e analisar o território, contar a população e mostrar como a economia evolui através do trabalho da produção.

A iniciativa permite ainda revelar como as pessoas vivem, auxiliando os governantes nas tomadas de decisões de caráter político, econômico, social e educacional. Para a realização da pesquisa em Palmas, o IBGE irá contratar, através de processo seletivo, três funcionários temporários.

O que é?
O Censo Agropecuário é a investigação mais completa sobre a estrutura de produção agrícola, da pecuária, da silvicultura e da agricultura não só de Palmas, mas do Brasil todo.

Nesta etapa, será feito o levantamento dos dados nos estabelecimentos com atividades agropecuárias, florestais e aquícolas colhidas e/ou vendidas, bem como dos animais e do efetivo da lavoura permanente e da silvicultura, existentes em todo território nacional.