A elaboração do projeto político pedagógico e o planejamento educacional de Palmas é realizada de maneira democrática, tendo a participação de todos os setores da educação. A informação é da secretária de Educação, Professora Joseana Nicolaou, em entrevista ao programa Prefeitura em Ação, levado ao ar pela Rádio Club AM e Horizonte FM, ao meio dia desta terça-feira (25).
"Todas as nossas ações são realizadas em conjunto com direção das escolas, auxiliares, pedagogos e inclusive estudantes, dependendo de cada situação", frisou a secretária. Este plano forma a base para o regimento das escolas e da Secretaria, prevendo as etapas no calendário escolar. "Temos que ouvir o que se passa dentro da escola", disse.
A partir deste diagnóstico, explica a secretária, é possível definir as demandas de cada escola, número de estudantes, professores, como funciona a estrutura. "Assim temos condições de ver o que cada bairro tem de diferente um do outro, suas necessidades e como atuar naquela comunidade, construindo através da demanda da própria escola".
Balanço
Na entrevista, a Professora Joseana fez um balanço dos primeiros seis meses à frente da Secretaria de Educação. No período, foram realizados chamamentos de professores e pedagogos e do PSS (Processo Seletivo Simplificado) dos estagiários e do menor aprendiz. "Estes jovens estão atuando nos Centros Municipal de Educação Infantil (CMEI's) e escolas da nossa rede", disse.
A secretária também lembrou que as ações permitiram a abertura, com readequações dos CMEI's do São Francisco e Tia Carme, este último na região da Hípica. "Também estamos adiantando os preparativos para a abertura de um CMEI na Área Indígena Kaingang, para crianças de até três anos", adiantou a Professora Joseana.
Área rural
Em parceria com o SESI, a Secretaria de Educação levou o ensino aos assentamentos Recanto Bonito e Paraíso do Sul, onde professores já estão atuando todas as semanas para aplicarem aulas. No primeiro semestre, a pasta também garantiu a abertura de turmas para aproximadamente 140 jovens e adultos que não completaram os estudos.
"Queremos dar a oportunidade para aqueles que não concluiram os estudos, condições para melhorar de vida, e isto é algo que se consegue apenas através da escola", disse a Professora Joseana.
Novos talentos
A secretária também falou da Escola Pública Nascer para Arte, que é mantida pela administração municipal. O espaço, na parte superior da Rodoviária, oferece aulas de violão, piano, coral, artesanato, entre outros. De acordo com ela, mudanças serão realizadas no próximo ano para que a escola possa receber o maior número de crianças possível.
"Tantos talentos escondidos em Palmas. Na Escola de Arte, eles tem oportunidade de descobrir estes dons. Enquanto gestor público, temos a responsabilidade de ajudar a conseguir um bom local e profissionais qualificados para esta finalidade", completou Professora Joseana.
A Secretaria também garantiu suporte para melhorar a atuação das equipes, como aquisição de automóveis novos. "Nossa meta é oferecer um ensino de qualidade dentro do lema da nossa administração, que é Palmas para Todos", concluiu.