O Departamento Palmense de Trânsito (Depaltran) vai transferir, nos próximos dias, um equipamento de sinalização de trânsito para o cruzamento das ruas Professor Virgílio Ferreira e Nossa Senhora de Fátima, próximo a Escola Municipal Senhorinha Miranda Mendes. O semáforo está instalado atualmente na Rua Coronel João Pimpão, nos fundos do Supermercado União, no Centro de Palmas.
A mudança de local irá garantir melhor uso do equipamento, segundo a diretora do Depaltran, Cristiane Coelho Lago. No novo ponto, vai garantir mais segurança aos estudantes que transitam a pé pela região. Atualmente, a Escola Senhorinha Miranda Mendes conta com 1.280 crianças matriculadas.
"Estamos concluindo o processo licitatório para aquisição de mais um braço de apoio e de um grupo focal, além da reconfiguração necessária do sistema, já que no novo local se faz necessário quatro sinais e o atual possui apenas três", disse Cristiane Lago.
Sinalizações
Além da alteração do semáforo, a diretora do Depaltran informou que em breve as ruas da cidade receberão a pinturas das faixas de pedestres e demais sinalizações horizontais. “A prefeitura está adquirindo uma nova máquina para que seja possível realizar a pintura das ruas e as sinalizações, a licitação está marcada para o mês de agosto”, ressaltou.
Cristiane também comentou sobre a colocação de faixas elevadas nas ruas e a retirada de tachões. As faixas elevadas estão sendo cobradas por moradores e vereadores. “Estamos com falta de mão de obra especializada para realizar as construções", disse.
"Contudo, a administração municipal está procurando solucionar esta demanda de funcionários com o Processo Seletivo Simplificado (PSS)”. A instalação dos equipamentos, segundo ela, começarão nas ruas próximas às escolas.
Os tachões retirados de algumas ruas atende resolução específica do Contran (Conselho Nacional de Trânsito), conforme explicou o agente de trânsito Anderson Correia. “Para simplificarmos, não é permitido que os veículos passem por cima dos tachões, por isso os mesmos não podem estar posicionados de forma transversal, ou seja, de um lado a outro da rua”, finalizou.