A diretora de Turismo de Palmas, Carine Ambrósio e a chefe de Divisão de Cultura, Luiza Mara Motta, participaram de encontro em Curitiba para dar continuidade na discussão sobre a temática de incentivo às oportunidades através do Turismo Cultural.

No evento, no último dia 19, no Palácio das Araucárias, foram abordados temas como, Turistificação do Paraná Espanhol, Discussão do Memorial do Homem Paranaense e Potenciais Turísticos de Quilombolas. Palmas se destacou com a perspectiva de criação de um Museu Quilombola.

A iniciativa do Paraná Turismo e CEPATUR tem como meta incentivar o turismo de inverno e turismo cultural no Estado, visando principalmente abraçar uma fatia do mercado que já vem sendo explorada e muito bem aproveitada por outros estados, inclusive estados com menor potencial em relação ao Paraná.

O presidente do Paraná Turismo, Jacó Gimennes, abriu os trabalhos discorrendo sobre a importância do Turismo Cultural para as regiões paranaenses. Na sequencia da programação foram realizadas algumas palestras, tendo inicio com o Técnico Cultural da Paraná Turismo, Hardy Guedes, apresentando algumas propostas a serem desenvolvidas.

A arqueóloga Claudia Parellada, do Museu Paranaense/SEEC, apresentou orientações sobre proteção e documentação de achados arqueológicos. O , diretor do Museu Paranaense e chefe da Coordenação do Sistema Estadual de Museus (COSEM), Renato Carneiro, falou sobre o apoio técnico do Museu Paranaense às iniciativas apresentadas.

Fechando o ciclo de palestras o arquiteto Marcelo Seixas, da Secretaria do Planejamento do Estado (SEPL), falou sobre a Lei Rouanet, seus mecanismos e o quanto ela pode contribuir para a aquisição ou construção de equipamentos culturais voltados para o Turismo.

A agenda das servidoras de Palmas ainda se estendeu até a cidade de Guarapuava, nos dias 20 e 21, onde foi realizado um seminário que abordou como tema o Turismo de Inverno.

Nesta etapa a Paraná Turismo apresentou proposta para parceria com municípios a fim de explorar melhor economicamente o frio que é peculiar de algumas regiões do estado. A ideia é alavancar o turismo de inverno através de atividades como festivais gastronômicos entre outras atividades que podem ser realizadas nesta estação do ano.

A programação teve início com um jantar de integração na Cervejaria Donau Bier (Colônia Alemã Cachoeira), a reunião teve desde discussões sobre os temas, apresentação de sugestões e propostas  entre o grupo, até visitas ao museu Fundação Cultural Suábio-Brasileira.

Para a diretora de Turismo, Carine Ambrósio, a iniciativa da Paraná Turismo e do Cepatur é de grande valia, uma vez que o Turismo pode ser um grande propulsor da economia local. Ela avalia que Palmas tem um grande potencial tanto para o turismo cultural como para o turismo do frio.

"Embora o frio seja um turismo sazonal Palmas já mostrou que tem potencial para receber bem os adeptos das baixas temperaturas”. Ela ressaltou a infraestrutura do município: “Temos uma rede hoteleira de excelente qualidade e uma gastronomia bastante diversificada que atende muito bem aos visitantes que procuram a distração e diversão com o frio".

"Palmas é um lugar com características muito propícias principalmente por ser uma cidade que tem um inverno bastante intenso com temperaturas muito baixas, mas ao mesmo tempo é uma cidade muito aconchegante. Daremos prioridade para viabilizar a realização de um festival gastronômico e também valorização das várias etnias existente no município visando realizar um evento para a integração das comunidades locais com as de outras regiões”, destacou Carine.
 
A Chefe de divisão de Cultura, Luiza Mara Motta, frisou que é de extrema importância a participação da população, uma vez que Palmas tem uma vasta riqueza cultural e turística. “Após estar em contato com os organizadores do evento, sendo estes da Paraná Turismo, percebemos a grandeza do município de Palmas com relação a exploração do turismo e da cultura".

"Temos a consciência da riqueza cultural com a qual convivemos, porém, necessitamos que esta seja valorizada e reconhecida pela própria população para que posteriormente possamos investir na sua divulgação, trazendo turistas para conhecer e divulgar a riqueza cultural e turística Palmense”. Luiza Mara ressaltou o apoio incondicional da administração em prol da cultura e do turismo de Palmas.

“O Departamento de Turismo e a Divisão de Cultura, tendo o apoio e incentivo desta administração que tem como objetivo Palmas para todos está realizando projetos e programando encontros com empresários, fazendeiros e comunidade para que juntos possamos desenvolver e mostrar nosso potencial cultural e turístico”, ressalta Luiza.