O Centro da Juventude José Bonifácio Guimarães de Andrade comemorou, nesta quinta-feira (20), cinco anos de atividades em Palmas. A cerimônia contou com apresentação do Coral da entidade, que é regido pelo professor Edson Bertoti. Após o espetáculo musical, o publico foi convidado a assistir um vídeo com as atividades oferecidas aos jovens da região.

As ex-coordenadoras do Centro da Juventude, Dirce Bedin e Alessandra Gianeline de Oliveira, participaram como convidadas da festa. O ato contou ainda com apresentações artísticas, exposição de fotografias dos cinco anos de atividades, almoço com frequentadores, professores e funcionários, gincana recreativa e karaoke show.

O Centro da Juventude prioriza o atendimento a crianças e adolescentes de 06 a 18 anos. Atualmente, 200 crianças e jovens frequentam o local, que conta com oito professores estagiários, sob a coordenação da Pedagoga Bárbara Ruschel de Almeida.

A dona de casa Rosemeire da Silva, 30 anos, tem dois filhos que frequentam o local - Vinícus e Cauan. "É um sossego saber que as crianças estão aqui, praticando atividades físicas e não aprontando coisas erradas pelas ruas", disse.




História



O Centro da Juventude de Palmas foi criado em 2012, tendo como diretoras as professoras Dirce Bedin, Alessandra Gianelline e Juraci de Lima.

O espaço, de convivência para adolescentes e jovens, oferece em tempo integral atividades de lazer, esportes, cultura e qualificação profissional. A iciativa, do Governo do Estado, busca afastar adolescentes e jovens de situações de exposição de risco e vulnerabilidade social.

O programa é baseado em três pilares: cidadania, convivência e formação, e faz parte da rede socioassistencial de Proteção Social. A meta é disponibilizar ações que convergem com o dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, da Proteção Social Básica da Política de Assistência Social.

O Centro da Juventude  compreende um projeto estadual aprovado pelo CEDECA (Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente ).

Oficinas ofertadas
Artesanato
Arte
Educação Física com todas as modalidades esportivas
Natação em piscina semi- olímpica
Recreação
Informática
Arte circense
Teatro
Flauta

Além do Projeto Agente de Cidadania, onde os próprios adolescentes desenvolvem oficinas com os demais integrantes, as crianças e adolescentes  que frequentam o Centro da Juventude, em maioria, são oriundos de famílias humildes, sendo alguns em condição de vulnerabilidade socioeconômica.

Galeria de imagens