O Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar) confirmou, na manhã desta terça-feira (18), a queda de neve na região de Palmas na noite de segunda-feira (17). O fenômeno, que ocorreu pouco depois das 20h30, foi registrado por moradores e turistas que foram até a região para ter contato com os flocos que caíram do céu.
“Não foi muita coisa, como aquela de 2013, que acumulou (no chão). Mas neve é neve”, disse o meteorologista do Simepar, Samuel Braun, à Gazeta do Povo. "Dessa vez, a neve não ficou só na previsão. Em Palmas, município no Sul do Paraná, o fenômeno foi registrado no fim da noite desta segunda-feira (17)", anotou o jornal.
No momento em que os flocos começaram a cair, os termômetros marcavam -0,1º C na cidade, que tinha a umidade relativa do ar em 97%. E a previsão é de que a temperatura caia ainda mais em todo o estado nesta quarta-feira (19).
O Simepar confirmou o fenômeno em Palmas por que ainda havia dúvidas se o que os moradores estavam relatando era neve granular ou chuva congelada. A neve granular é caracterizada por partículas pequenas e alongadas de gelo - uma espécie de estágio inicial de neve. Já a neve cai em flocos mais encorpados e eles têm formato de estrela.
Na manhã desta terça-feira, o dia começou gelado em Palmas. Com o sol, foi possível observar a geada, que deixou o clima típico de inverno e sensação de -3ºC, com 69% de umidade e ventos a 21KM/H.
"Palmas está muito bem preparada para receber os turistas que se aventuram em busca de frio", disse o prefeito Dr. Kosmos Nicolaou. Que completou: "Temos uma rede hoteleira com mais de 550 leitos disponíveis em nossa cidade, além da gastronomia com vários pratos típicos da nossa região".