A Escola Pública Nascer para Arte promove, de segunda à quinta-feira (17 a 20) de Julho, a primeira Oficina de Fantoches de Palmas. As aulas, das 13h30 às 17h, serão ministradas pela professora Mariana Maciel. A instituição, na parte superior da Rodoviária Municipal, oferece cursos em vários segmentos culturais.

A Oficina de Fantoches terá 20 vagas para crianças e adolescentes com idade de sete a 15. No treinamento, eles irão aprender técnicas de confecção de fantoches, produzidos com materiais reaproveitados. A intenção é conscientizar os mesmos sobre a importância da reciclagem, informa a diretora Tânia Padilha.

"A Escola busca motivar a curiosidade das crianças para exercitar a arte do teatro de forma lúdica, estimulando assim a criatividade, sensibilidade, imaginação e a construção de valores do cidadão", disse. A intenção, segundo Tânia, é possibilitar à criança e o jovem um ambiente ideal para desenvolver a imaginação e a criatividade.

"Eles aprendendo e brincando podem criar suas histórias e conta-las usando uma técnica fácil", ressaltou a diretora. A partir da construção dos fantoches, é possível dar asas a imaginação e criar personagens divertidos, disse.

Oportunidades
Além das vagas na oficina, a Escola tem oportunidades para cursos de teatro, arte circense, dança e alguma vagas na área de música - flauta doce, bateria, violão, baixo, entre outros.

A instituição promove ainda, no próximo dia 22 (sábado), um Aulão de Ritmos, que será aberto ao público a partir das 16h. “Queremos tornar as crianças adultos bem sucedidos, que saibam se comunicar e se expressar da melhor maneira possível”, concluiu Tânia.

Contexto
A Escola Pública Nascer para Arte, criada pela Lei Municipal 1.680, de 13 de julho de 2006, é um projeto da Secretaria de Educação, Esporte e Cultura de Palmas. A instituição iniciou suas atividades no dia 19 de março de 2007, com 679 regularmente matriculados em diferentes áreas. A autorização para funcionamento foi efetivada em 26 de abril de 2007.