As férias escolares na rede pública municipal de Palmas começam no próximo dia 10 de julho. O descanso vai  até o dia 26 de julho, segundo calendário definido pela Secretaria de Educação. No período, serão mantidas as atividades de crianças de três turmas nos Centros Municipal de Educação Infantil (CMEI's).

A rede pública municipal atende aproximadamente oito mil estudantes distribuídos entre oito escolas na área urbana e nove no interior. "Esperamos que todos aproveitem bem estes 15 dias de descanso para retornarem com bastante disposição após as férias escolares", disse a secretária de Educação, Professora Joseana Nicolaou.

Nos 10 CMEI's de Palmas, que atendem aproximadamente 800 crianças de zero a cinco anos, serão mantidas as atividades do Berçário e Maternal 1 e 2. As turmas de Pré 1 e Pré 2 também terão férias.


"As aulas não irão parar, para as crianças menores, uma vez que muitas delas não tem um responsável que possa ficar com elas durante o dia, quando os pais estão trabalhando", explicou a secretária.

As férias dos professores da rede será um pouco menor que dos estudantes. Segundo a Professora Joseana, eles retornam antes para fazer a preparação do restante do ano letivo. No dia 24 de julho começa o curso, de dois dias, de formação continuada. "No dia 26 teremos as reuniões de planejamento dos próximos meses de aulas", disse.

Bombeiros
Os estudantes de Palmas tiveram muitas atividades no primeiro semestre do ano. Em maio, a Secretaria de Educação e o comando da 3ª Seção do Corpo de Bombeiros firmam uma parceria para levar os jovens conhecer o trabalho e o quartel da corporação.

No período, mais de 420 estudantes do 5º ao 9º ano conheceram a estrutura. As visitas, envolvendo estabelecimentos de ensino das redes pública e particular, busca aproximar à comunidade da corporação. De acordo com o comandante dos Bombeiros, Tenente Guilherme Picolotto, foram recebidos 14 turmas no primeiro mês da parceria.

No quartel, os estudantes recebem instruções teóricas sobre o trabalho e a história da corporação, área de atuação e equipamentos empregados nas ocorrências, bem como atividades práticas com os uniformes utilizados no combate a incêndio.