O Setor de Vigilancia Sanitária de Palmas, em parceria com a Secretária de Educação do Município, realizou no mês de junho a Campanha Municipal para Controle de Verminose.
De acordo com a Chefe de Divisão de Vigilância em Saúde, Karine Tobera, “a Campanha faz parte de um conjunto de ações estratégicas que visam a prevenção da verminose em Palmas, sendo de fundamental importância a articulação entre a atenção básica, diretores, professores e famílias, pois as verminoses podem causar dores abdominais, diarreias frequentes, anemia, palidez excessiva, perda de peso, aumento abdominal, sangramentos intestinais, dificuldade de aprendizagem e retardo no crescimento. Por isso é importante prevenir”, frisa.
A Transmissão é feita pela ingestão de água e alimentos contaminados ou por pequenos ferimentos na pele, Karine enfatiza a importância de lavar bem os alimentos, lavar as mãos, ingerir água filtrada, tratada ou fervida e utilização de calçados fechados.
Participaram da Campanha as seguintes escolas: Nossa Senhora de Fátima, Oscar Rocker, Tia Dalva, Pequena Águia, CAIC e São Sebastião, Karine informa que os professores foram orientados quanto a administração do medicamento, mediante autorização prévia dos pais. Foram distribuídos 1270 doses de Albendazol, sendo beneficiadas 1698 crianças e 635 colaboradores das escolas participantes.
Para Karine, a ação somente obteve êxito devido o engajamento dos profissionais envolvidos, agradece a todos pelo comprometimento e dedicação, e, espera que nas próximas campanhas mais escolas possam ser beneficiadas.