Um grupo de servidores públicos, a maioria que irá atuar nos novos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), participou na sexta-feira (09) do curso de Formação de Brigadistas Escolares, sob orientação da Defesa Civil de Palmas. No treinamento, eles aprenderam técnicas de atuação em situações de emergência e riscos nos estabelecimentos de ensino.
A capacitação inclui 60 horas à distância e oito horas presenciais. A parte final do curso aconteceu no CMEI Tia Carme, do bairro Hípica e reuniu os novos professores arquitetos do Departamento de Urbanismo e servidores do Departamento Palmense de Trânsito (Depaltran), que irão atuar na Defesa Civil.
O treinamento teve, no período da manhã, aulas teóricas e praticas de primeiros socorros como verificação de estado de consciência, respiração, frequência cardíaca, imobilização cervical, técnicas de salvamento em varias situações, entre outras.
Na parte da tarde, os participantes aprenderam técnicas de como manusear os extintores e para o que cada um serve. Os professores tiveram aulas praticas de incêndio com liquido inflável. Segundo o soldado Winters do Corpo de Bombeiros, a interatividade permitiu aos professores tirar várias duvidas. "E o mais importante, o pessoal buscou realmente a capacitação", disse.
Liliane Baldissera disse que o curso foi muito proveitoso, principalmente por participar de treinamento com situações reais. "O aprendizado é fundamental para sabermos como agir em uma situação grave que venhamos a enfrentar, tanto no trabalho quanto na vida pessoal".
Elisa Rocha Ricardo, que irá atuar no CMEI nos próximos dias, também fala destacou como "muito bom e proveitoso" o treinamento. "Cursos assim, com essas finalidades, devem ter mais vezes ao ano, pois são informações importantes sobre as situações que nos deparamos e não temos ideia de como agir".
"Finalizamos a semana de uma maneira muito feliz, por conseguir capacitar os professores que irão atuar nos CMEI's", disse Flavia Tomé. As técnicas, segundo a secretária de Educação de Palmas, Professora Joseana Nicolaou, são de extrema importância. "O treinamento permitiu a todos uma noção clara de como agir dentro ou fora da escola", completou.