O Departamento de Saúde de Palmas vai promover, nesta quinta-feira (1º de junho), uma capacitação para tuberculose entre os colaboradores. O treinamento, a partir das 13h30 na sede da Associação Comercial e Empresarial de Palmas (Acipa), será aberto para médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, psicólogos, farmacêuticos, entre outros profissionais.
"Esta capacitação busca aprimorar os conhecimentos dos colaborares em uma área da tuberculose que ainda gera muitas dúvidas", diz a diretora de Saúde, Dalva Zago. O curso integra a programação do Dia Mundial de Combate à Tuberculose, celebrado em 24 de maio.
O maior cuidado para evitar a infecção por tuberculose em crianças, deve partir dos mais velhos. “São os adultos que infectam as crianças. Se você tem um jovem infectado, certamente existe alguém mais velho com a doença por perto. E como a imunidade infantil é menor, a probabilidade de adoecer é muito maior – principalmente em menores de cinco anos”, enfatiza Dalva.
A diretora ressalta que, qualquer tosse que não melhora deve ser avaliada. “Quanto antes o tratamento da doença for iniciado, menos pessoas serão infectadas. Por isso, é necessário buscar uma unidade de saúde quando este sintoma persistir por mais de duas ou três semanas e passar pelo exame para diagnóstico”, orienta.
Os sintomas também incluem a perda de apetite, perda de peso, além de febre por períodos prolongados.