As atividades da semana MEI, desenvolvidas na Sala do Empreendedor, mobilizou 120 microempreendedores individuais em Palmas. A programação, de 8 a 12 de maio, superou as expectativas com média de aproximadamente 25 frequentadores ao dia, segundo a Agente de Desenvolvimento, Edimara Muller.
A cada dia da programação foram realizadas oito Consultorias em Gestão Financeira, realizadas pelo Consultor do SEBRAE (Serviço de Apoio a Micro e Pequena Empresa), Francisco Marini. Ele permaneceu em Palmas durante a semana. As quatro oficinas - três no Centro Cultura Dom Agostinho José Sartori e uma na Industria do Conhecimento, foram realizadas por consultores diferentes.
A semana teve 160 cartilhas de informações entregues os Microempreendedores Individuais. Eles aproveitaram as atividades para tirar duvidas e aperfeiçoar os conhecimentos, que fazer a diferença na gestão do seu negócio.
A capacitação da semana MEI busca evitar que os novos empreendedores abram falência antes 5º ano de atividade. De acordo com o Sebrae, 80% das empresas não conseguem sobreviver. A maneira como o empreendedor pensa seu negócio é que acaba sendo o principal motivo que gera falências no país.
Os dados do Sebrae indicam que, de cada dez empresas, somente duas sobrivevem após o 5º ano de atividade. Quase metade não passa dos primeiros três anos e 30% não sobrivem aos primeiros dois anos.
O volume de cartilhas entregues durante a Semana MEI em Palmas, segundo Edimara, foi surpreendente. "Esperamos assim que os empreendedores consigam alcançar seus objetivos e não atribuam a culpa ao governo, aos clientes ou aos funcionários, caso o empreendimento não dê certo", analisou.