A viabilidade dos caminhos turísticos do Sudoeste centralizou as discussões na última terça-feira (16), durante o encontro da Instância de Governança Regional (IGR) em Francisco Beltrão. A reunião, na Agência de Desenvolvimento Regional do Sudoeste do Paraná, contou com participação da diretora de Turismo de Palmas, Carine Ambrósio e o chefe da Divisão de Marketing de Turismo, Silvio Santos.

Na reunião da IGR, também foram discutidos aspectos em relação ao planejamento turístico da região, como a atual classificação dos potenciais turísticos de cada município junto ao Paraná Turismo, que deverá ser atualizada, segundo Celio Bonetti, coordenador dos grupo de planejamento e eventos da GRI.

Outro tema debatido é a permanência da nomenclatura “Caminhos” para definição de rotas turísticas do sudoeste, pertencentes à Região Turística Vales do Iguaçu. A denominação no momento é “Caminhos das Termas", que basicamente compreende os municípios banhados pelo aquífero Guarani, "Caminhos das Araucárias" devido a maior reserva de árvores de Araucárias, "Caminho das Fronteiras", "Caminho dos Lagos do Iguaçu" e o "Caminho dos Ventos", do qual Palmas faz parte.

Hugo Ribeiro consultor do IGR explica que a partir de agora, será feito uma seleção de tudo que já foi elaborado, para selecionar os que mais se enquadram na realidade de cada município. Ele também destacou a importância deste planejamento para o fortalecimento da região e com isso facilitar o desenvolvimento turístico de cada cidade.

Carine destaca ainda “a importância do setor privado para o desenvolvimento das atividades turísticas em Palmas”.