A Secretaria de Educação garante a merenda para aproximadamente oito mil estudantes da rede pública municipal de Palmas. Os alimentos, servidos de acordo com a idade dos alunos, são preparados de acordo com orientação de nutricionistas. Em algumas situações, eles recebem até cinco refeições diárias.

A rede pública municipal de Palmas é formada por oito escolas na área urbana e sete na área rural e 12 Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs). "Uma alimentação balanceada e saudável é fundamental para melhorar o desempenho dos estudantes", ressaltou a secretária de Educação, Professora Joseana Nicolaou.

Os alimentos não perecíveis do estoque da merenda escolar são abastecidos sempre no final de cada mês. Já os perecíveis são entregues às segundas, terças e quartas-feiras. Para as áreas rurais, todos os mantimentos são enviados uma vez por mês. "As escolas do interior dispõe de refrigeradores, que mantém os alimentos por mais tempo", disse a secretária.

De acordo com a Professora Joseana, em cinco escolas da área urbana é servido almoço. Isto por que, nelas estão matriculados estudantes do interior que vem com transporte escolar. Nos CMEIs, as turmas de zero a três anos recebem café da manhã, lanche, almoço, lanche da tarde e janta.

Acima de quatro anos é servido lanche nos períodos da manhã e tarde. Nas escolas que oferecem a Educação de Jovens e Adultos (EJA), é servido a janta, uma vez que as aulas são no período noturno.

O cardápio é elaborado por nutricionistas de modo a não repetir a mesma receita durante a semana. "Cada dia é uma refeição diferente e isto é alternado todas as semanas", frisou a secretária. "Todos os nossos alunos, que cursam até o quinto ano, recebem lanche ou pela manhã, ou pela tarde", concluiu.