O município de Palmas vai receber, de 15 a 19 de maio, o Cozinha Brasil, projeto que difunde práticas saudáveis de educação alimentar e nutricional. A iniciativa, que percorre diversos municípios e regiões, tem como base um caminhão adaptado com uma cozinha pedagógica.
A vinda do veículo para Palmas é resultado de uma parceria do Departamento de Indústria e Comércio com a Secretária de Educação. O caminhão ficará estaionado no pátio do Centro Cultural Dom Agostinho José Sartori. A vida do projeto é uma parceria do Departamento de Indústria e Comércio, a Secretaria de Educação e SESI (Serviço Social da Indústria).
De acordo com o diretor de Indústria e Comércio de Palmas, Ari Zolet, na estrutura, nutricionistas ensinam sobre o preparo inteligente, evitando desperdícios de uma alimentação saudável. Ele lembra que as inscrições poderão ser feitas até a próxima segunda-feira (15).
"Porém, os interessados devem se apressar porque as vagas são limitadas em 100 pessoas”, alertou. A intenção é separar os inscritos em duas turmas de 50 alunos nos períodos de manhã e tarde.
O Cozinha Brasil, implantado em meados de 2005 no Paraná, já percorreu 189 municípios, capacitando mais de 50 mil pessoas com receitas saborosas, saudáveis e baratas. Além de cardápios nutritivos e econômicos, os participantes adquirem conhecimentos sobre o valor nutritivo dos alimentos, planejamento de compras, armazenamento e higiene dos alimentos, aproveitamento integral dos alimentos, entre outros.
Ao final do curso os alunos recebem, gratuitamente, 1 livro do Programa contendo receitas ilustradas passo a passo, bem como o certificado de participação. "As vagas são limitadas!", afirma Zolet. Segundo o diretor, nos próximos dias será divulgada a forma de inscrição, local onde o caminhão vai permanecer, bem como os horários das turmas.
Panorama
O Cozinha Brasil une três ingredientes extremamente desejados para uma boa refeição - economia, qualidade e sabor. Aproveitar todas as partes dos alimentos, inclusive o que normalmente é desprezado como caule, talos, cascas, folhas e sementes, é a grande estratégia do Programa, para garantir uma alimentação de alto valor nutricional e baixo custo.
Através de ações de educação alimentar, que envolvem conceitos sobre alimentação e nutrição, bem como o preparo dos alimentos de forma inteligente e sem desperdício, as Oficinas Cozinha Brasil são realizados em unidade móvel equipada com cozinha experimental e didática. As oficinas podem ter 4 ou 10 horas de duração e são ministradas por nutricionistas do Sesi.
Em andamento há mais de 12 anos em todos os estados brasileiros e numa perspectiva de investimento social privado, o Programa insere a indústria na promoção de ações que elevam a qualidade de vida do seu trabalhador e da comunidade como um todo para que os participantes apliquem o aprendizado no seu dia-a-dia e passem adiante os conceitos para comer bem, gastando pouco.