A secretária de Educação, Professora Joseana Nicolaou, convocou na manhã desta quarta-feira (10), lideranças indígenas para discutir os detalhes da implantação do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) na reserva Kaingangue de Palmas. A pauta incluiu temas relacionados ao funcionamento, bem como os colaboradores que irão atuar na unidade.

"Neste primeiro momento, não temos profissionais indígenas habilitados em concurso ou processos seletivos para assumir os cargos que serão disponibilizados", ressaltou a Professora Joseana. Segundo ela, a preferência será para funcionários indígenas da comunidade. "Isso facilitaria todo o processo", frisou.

Outro assunto abordado foi a escolha do nome da instituição, que ficou exclusivamente a cargo da liderança indígena. O CMEI se chamará “Ga Kósin Ag” que na tradução livre significa: “Os Filhos da Terra”.

O Cacique Claudiomiro André ressaltou a atitude da administração em chamar a comunidade para discutir estas questões. Segundo ele, principalmente pelo fato de dar a oportunidade dos indígenas de definir o nome da instituição, que embora seja municipal, estará dentro da aldeia.

A responsável pelos CMEIs de Palmas, Flavia Tomé Jovanese, explicou que a implantação desta unidade é uma grande conquista. "Este fato representa um enorme benefício, tendo em vista a necessidade da comunidade. As mães terão onde deixar seus filhos, bem como os profissionais, que terão mais oportunidades de trabalho".

O Ga Kósin Ag atenderá em período integral com seis estagiários, três professores, um cozinheiro(a) e um profissional de serviços gerais. O horário de funcionamento será das 7h30 às 17h30, atendendo três turmas - berçário, maternal 1 e maternal 2.

O prefeito Dr. Kosmos disse que o CMEI na comunidade indígena vem de encontro ao lema da sua gestão, de uma Palmas para todos. "A educação é fundamental para dar igualdade para todos, sem distinção", ressaltou.