O Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR), em parceria com o Departamento Palmense de Trânsito (Depaltran), iniciou uma série de ações para conscientizar os motoristas de Palmas, dentro do programa do Maio Amarelo. As ações, previstas para todo o mês, contam com apoio da 15ª Companhia de Engenharia e Combate Mecanizada e Polícia Militar.
Na última terça-feira (02), as ações foram abertas com uma blitz educativa na Rua Dr. Bernardo Ribeiro Vianna, no centro de Palmas. A intenção é conscientizar os condutores, em relação às infrações e penalidades previstas no Código Brasileiro de Transito (CBT).
Na blitz, os motoristas foram alertados sobre o perigo de consumir bebida alcoólica e dirigir. Eles foram convidados a fazer um teste através de um bafômetro descartável, dispositivo etilométrico que é homologado pelo DENATRAN, conforme explicou o sargento Edinei da Polícia Militar.
Várias ações estão previstas para o mês conforme destacou a diretora do Depaltran, Cristiane Coelho Lago. "Além das blitzes de conscientização programadas teremos outras atividades relativas ao mês de maio", destacou.
Conscientização
O movimento “Maio Amarelo” nasceu com a proposta de chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes no trânsito, principalmente em períodos de feridos e final de semana. No período, são realizadas ações coordenadas envolvendo o poder público e a sociedade civil.
A intenção é colocar em pauta o tema segurança viária e mobilizar a sociedade. As ações envolvem os mais diversos segmentos: governos, empresas, entidades de classe, associações, federações e sociedade civil organizada.
A ideia é fugir das falácias cotidianas e costumeiras, efetivamente discutir o tema, engajar-se em ações e propagar o conhecimento, abordando toda a amplitude que a questão do trânsito exige, nas mais diferentes esferas.
O Maio Amarelo acompanha o sucesso de outros movimentos, como o “Outubro Rosa” e o “Novembro Azul”, que tratam dos temas câncer de mama e próstata. A iniciativa de maio estimula a promoção de atividades voltadas à conscientização, ao amplo debate das responsabilidades e à avaliação de riscos sobre o comportamento de cada cidadão, dentro de seus deslocamentos diários no trânsito.
A marca que simboliza o movimento, o laço na cor amarela, segue a mesma proposta de conscientização já idealizada e bem-sucedida, adotada pelos movimentos de conscientização no combate ao câncer de mama, ao de próstata e, até mesmo, às campanhas de conscientização contra o vírus HIV – a mais consolidada nacional e internacionalmente.
O Maio Amarelo, segundo Cristiane, espera a participação e envolvimento de todos comprometidos com o bem-estar social, educação e segurança. "Esta é a razão pela qual convidamos você, sua entidade ou sua empresa a levantar essa bandeira e fazer deste mês o início da mudança pela atenção à vida", concluiu.