As experiências e ações desenvolvidas no Quilombola Adelaide Maria Trindade Batista, do bairro São Sebastião em Palmas, foram conhecidas nesta seta-feira (17), por representantes de Pinhão, no Centro-Sul do Paraná. O grupo, liderado pela vereadora Letícia Martins, busca uma parceria para implantar projetos naquele município.


A comunidade quilombola começou a ser formada em 1835, explicou o presidente Alcione Ferreira da Silva, que é também presidente da Federação das Comunidades Quilombolas do Paraná. "Os primeiros quilombolas chegaram junto com os desbravadores dos campos de Palmas", disse.


Atualmente 262 famílias residem na comunidade, que abriga a escola Maria Joana Ferreira, onde é oferecido ensino aos filhos dos moradores. "Além das disciplinas normais, nossos estudantes recebem aulas de espanhol e inglês", conta a líder do quilombola, Maria Arlete Ferreira da Silva.


Letícia Martins, que é a vereadora mais jovem do Paraná, com 18 anos, disse que o contato com os trabalhos desenvolvidos em Palmas será muito bom para ajudar a comunidade quilombola formada recentemente em Pinhão. "Fiquei impressionada com tudo que é realizado aqui", afirmou.


Conferência


O líder quilombola de Pinhão, Manoel Ferreira dos Santos, acompanhou a visita ao Quilombola Maria Trindade. Segundo ele, tudo o que viu será levado para a Conferência Mundial Quilombola, que acontece no mês de maio em Belém (PA). "Vim conhecer mais para poder apresentar com subsídios aos líderes", contou Maneco, que é delegado do Paraná na Confereência.


Durante a tarde de sexta, o grupo foi recepcionado com um café e quitutes preparados na própria comunidade. Logo após visitaram salas de aulas e a cozinha da escola e assistiram apresentações de danças de origem africana. Além do Maria Triandade, Palmas abriga ainda os quilombolas Castorina Maria da Conceição e Tobias Ferreira.


Parque da Gruta


O grupo encerrou a atividade no município, organizada pela chefe da Divisão de Diversidade da Secretaria de Educação de Palmas, Alexandra da Silva Oliveira, numa visita ao Parque da Gruta, onde ficaram impressionados com a beleza da mata e da cachoeira em pleno centro da cidade.


No passeio ao atrativo, muitas reverências aos santos e da imagem de Nossa Senhora de Lourdes. "Foram momentos maravilhosos os nossos visitantes saíram com gostinho de quero mais e já se programando para novas vistas", destacou Alexandra.


A chefe da Divisão do Turismo, Cristina Cê, sob orientação da diretora do Departamento, Carine Ambrósio, acompanhou o grupo destacando parte da história de Palmas, cidade centenária do Paraná.