Implantação do Programa de Triagem Auditiva Neonatal pelo SUS
O setor de Fonoaudiologia do Departamento Municipal de Educação, Esportes e Cultura, em parceria com o Departamento Municipal de Saúde, implantou o Programa de Triagem Auditiva Neonatal (teste da orelhinha), que prevê o Exame de Emissões Otoacústicas Evocadas gratuito em todos os recém-nascidos pela rede de saúde pública de Palmas, para diagnóstico precoce de surdez. O programa vem com a Lei Federal nº 12.303, de 2 de agosto de 2010, que indica a obrigatoriedade do exame em todos os recém-nascidos.
Segundo a fonoaudióloga responsável pelo prorgama, Cleyce Elizandra Matos Bordignon, que realizará os testes, o exame identifica perdas auditivas e deve ser realizado nos primeiros dias de vida para constatar se há alterações na audição da criança. “A audição está relacionada diretamente com o desenvolvimento da linguagem e, se a criança tiver um déficit auditivo e este não for diagnosticado até três meses de vida, ela terá a linguagem comprometida”, explica ela. Os casos que apresentarem falha na triagem serão encaminhados para diagnóstico audiológico pelos exames de Imitanciometria, Bera e avaliação com médico otorrinolaringologista. “Com o diagnóstio precoce, as crianças podem ser encaminhadas para a reabilitação auditiva e, consequentemente, ter o desenvolvimento do processamento auditivo e da linguagem oral”, complementa.
A importância do programa se dá pela alta incidência de perda auditiva na população palmense, chegando a um caso para cada mil nascidos vivos.
O Exame de Emissões Otoacústicas Evocadas é realizado nas dependências da clÃnica Santee (R. Augusto Guimarães, 949 - Centro) nas segundas, terças, quartas e sextas-feiras, sempre das 15h30 à s 17h30.