Segunda etapa do Programa de Saúde Auditiva em Escolas inicia neste semestre
Após triagem auditiva realizada no primeiro semestre de 2014 dentre as crianças matriculadas no primeiro ano do Ensino Fundamental da rede pública de ensino de Palmas, chegou o momento de os alunos com sintomas de problemas auditivos serem submetidos à Meatoscopia (inspeção do meato acústico externo, responsável pela transmissão dos sons captados pela orelha ao tÃmpano) e ao Exame de Emissões Otoacústicas (que verifica as respostas emitidas pela cóclea, ou caracol, a frequências especÃficas). Essas ações são parte do Programa de Saúde Auditiva em Escolares, implantado pelo Departamento de Educação, Esporte e Cultura de Palmas por meio do setor de Fonoaudiologia Educacional.
Análise realizada no primeiro semestre apontou 30,56% de crianças com pelo menos duas respostas positivas para sintomas auditivos, de um total de 337 protocolos preenchidos e entregues nas escolas pelos pais ou responsáveis. Desta porcentagem, as crianças que apresentarem o resultado “Falha” nos exames que serão realizados neste semestre terão seus pais orientados e encaminhados a um médico otorrinolaringologista. Exames complementares como Audiometria e Imitanciometriatambém serão realizados. Os alunos que apresentarem confirmação de patologias do sistema auditivo serão monitorados e encaminhados ao Programa de Reabilitação Auditiva.
A fonoaudióloga responsável pela autoria e manutenção doPrograma de Saúde Auditiva em Escolares, Cleyce Elizandra Matos, comenta que perdas auditivas de grau leve ou moderado, que comumente passam despercebidas por pais e professores, podem influenciar na aprendizagem escolar e ocasionar trocas na fala e escrita, além de desatenção e atraso do desenvolvimento da fala e da linguagem infantil. “Espera-se, com o desenvolvimento do Programa, promover a saúde auditiva nas escolas, de modo a verificar as medidas que podem ser adotadas para minimizar as consequências de uma alteração ou deficiência auditiva no ambiente educacional, contribuindo para o desenvolvimento da alfabetização das crianças”, pondera Cleyce.
Para o diretor do Departamento de Educação, Esporte e Cultura de Palmas, Cláudio Teixeira Lombardi, “o programa vem de encontro às necessidades dos educandos, pois se trata de uma grande ferramenta para a linguagem deles e o diálogo entre pais, alunos e professores”.