Após triagem auditiva realizada no primeiro semestre de 2014 dentre as crianças matriculadas no primeiro ano do Ensino Fundamental da rede pública de ensino de Palmas, chegou o momento de os alunos com sintomas de problemas auditivos serem submetidos à Meatoscopia (inspeção do meato acústico externo, responsável pela transmissão dos sons captados pela orelha ao tímpano) e ao Exame de Emissões Otoacústicas (que verifica as respostas emitidas pela cóclea, ou caracol, a frequências específicas). Essas ações são parte do Programa de Saúde Auditiva em Escolares, implantado pelo Departamento de Educação, Esporte e Cultura de Palmas por meio do setor de Fonoaudiologia Educacional.

Análise realizada no primeiro semestre apontou 30,56% de crianças com pelo menos duas respostas positivas para sintomas auditivos, de um total de 337 protocolos preenchidos e entregues nas escolas pelos pais ou responsáveis. Desta porcentagem, as crianças que apresentarem o resultado “Falha” nos exames que serão realizados neste semestre terão seus pais orientados e encaminhados a um médico otorrinolaringologista. Exames complementares como Audiometria e Imitanciometriatambém serão realizados. Os alunos que apresentarem confirmação de patologias do sistema auditivo serão monitorados e encaminhados ao Programa de Reabilitação Auditiva.

A fonoaudióloga responsável pela autoria e manutenção doPrograma de Saúde Auditiva em Escolares, Cleyce Elizandra Matos, comenta que perdas auditivas de grau leve ou moderado, que comumente passam despercebidas por pais e professores, podem influenciar na aprendizagem escolar e ocasionar trocas na fala e escrita, além de desatenção e atraso do desenvolvimento da fala e da linguagem infantil. “Espera-se, com o desenvolvimento do Programa, promover a saúde auditiva nas escolas, de modo a verificar as medidas que podem ser adotadas para minimizar as consequências de uma alteração ou deficiência auditiva no ambiente educacional, contribuindo para o desenvolvimento da alfabetização das crianças”, pondera Cleyce.

Para o diretor do Departamento de Educação, Esporte e Cultura de Palmas, Cláudio Teixeira Lombardi, “o programa vem de encontro às necessidades dos educandos, pois se trata de uma grande ferramenta para a linguagem deles e o diálogo entre pais, alunos e professores”.