O prédio onde vai funcionar as instalações da Unidade Básica do SAMU, começou a ser construído esta semana e deverá estar concluído ainda neste mês de setembro, segundo informações do diretor do Departamento de Saúde, Aldmar Osternack Pedroso (Cacique). O empreendimento faz parte do Consórcio Intermunicipal da Rede de Urgências do Sudoeste do Paraná (Ciruspar), que reúne 42 municípios integrados ao sistema.

O engenheiro da prefeitura, Fernando Possamai, responsável pela obra, disse que o projeto vai contar com dormitório feminino e masculino, com banheiro, uma sala para almoxarifado e uma copa, onde funcionará uma cozinha, além da garagem para a ambulância do SAMU.

A unidade terá uma ambulância e enfermeiro treinado e capacitado para prestar atendimento 24 horas nos casos de urgência, emergência, transferências de acidentados. “O sistema vai agilizar os trabalhos de atendimento de pacientes em casos de acidentes ou que necessitem de algum procedimento imediato”, explicou Cacique.

Ainda de acordo com ele, Palmas estará integrada a base do SAMU de Pato Branco, que conta com o serviço do médico regulador, responsável pelas autorizações no transporte dos pacientes e na providência das vagas hospitalares e de UTIs, em caso de necessidade. “Essa rapidez no atendimento é fundamental para salvar a vida das pessoas que precisem desse tipo de ação”, afirmou Cacique, ressaltando que a população de Palmas vai contar com um serviço avançado e de qualidade.

O diretor do Departamento de Saúde informou também que a partir do próximo ano, o sistema que hoje atende pelo telefone 192, passará a ser todo integrado por rádio. “Todas as conversas entre as unidades serão gravadas. Isso vai proporcionar uma segurança a mais tanto para quem está no atendimento, como para quem está sendo atendido”, avaliou.

Galeria de imagens