Uma parceria entre a prefeitura de Palmas, através do Departamento de Indústria e Comércio, e as Secretarias de Estado da Indústria, Comércio e Assuntos do Mercosul, e da Ciência e Tecnologia e Ensino Superior, vai implantar no município o programa Bom Negócio Paraná e o Banco do Empreendedor. O objetivo é capacitar empreendedores e empresários de micro e pequenas empresas e disponibilizar linhas de crédito com taxas reduzidas, através de subsídios do governo do Paraná.

O anúncio foi feito, pelos assessores técnicos das duas secretarias estaduais, João Tigrinho da Indústria e Comércio, e Mário Antonello, da Ciência e Tecnologia, durante o lançamento do programa na sexta-feira (06), no auditório da ACIPA, num encontro que reuniu cerca de cem pessoas.

Na oportunidade Tigrinho destacou que o programa vai oferecer a capacitação dos micro e pequenos empresários na gestão dos negócios e proporcionar o acesso a uma linha de crédito que pode chegar até R$ 300 mil, por meio do Banco do Empreendedor, com juros subsidiados que podem variar entre 0,55% a 1,10% ao mês. “Quanto mais capacitado estiver o empresário, menor será o juro cobrado”, disse.

Ainda de acordo com Tigrinho, o grande diferencial do programa é a capacitação dos empreendedores que vai orientar sobre as melhores formas de investimento dos recursos. “A capacitação é tanto para quem vai começar um negócio como para quem já tem um e deseja melhorar ou ampliar”, observou o assessor.

O assessor da Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Mário Antonello, explicou que os cursos serão oferecidos gratuitamente por meio da Univrsidade sem Fronteira, em parceria com as Universidades Estaduais e Institutos Federais. “São professores graduados na gestão empresarial e contábil que estarão proporcionando a qualificação e competitividade desses empreendedores”, ressaltou Antonello.

Para o diretor de Indústria e Comércio da prefeitura, Vanderlei Dalla Vecchia, esse é mais um programa de incentivo aos pequenos e micro empresários. “A administração já resgatou o Banco Social e também implantou o Micro Empreendedor Individual (MEI), que está tirando da informalidade mais de 500 micro empresas. Fortalecer os pequenos empreendedores é oferecer crescimento econômico ao município”, reforçou o diretor.

De acordo com ele, o Bom Negócio Paraná é um programa que veio se somar ao nosso entendimento para esse setor. Fortalecer os micro e pequenos empresários é gerar renda para o município, gerar emprego e renda para as famílias. Acreditamos que este programa ajuda a alavancar o desenvolvimento em nossa cidade”, declarou Dalla Vecchia.

A prefeitura e Associação Comercial vão coordenar o programa em Palmas, e os interessados em buscar maiores informações sobre as linhas de financiamento e os cursos de capacitação devem procurar a Agência do Trabalhador

Galeria de imagens