Palmas deu mais um importante passo no que tange a questão ambiental, a prefeitura do município contratou a empresa GSS para fazer um inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa. Vale ressaltar que dos 5.565 municípios de todo o país, Palmas está entre as 10 que estão fazendo este procedimento, mostrando o comprometimento ambiental da atual administração.

Este trabalho tem o intuito em fazer um Raio-X de todas as fontes emissoras do efeito estufa do município. “Este levantamento já avançou bastante, foi realizada a reunião de mobilização, selecionadas as fontes emissoras (pecuária, agricultura, consumo de energia elétrica, transportes terrestres, resíduos sólidos e efluentes sanitários), que estarão dentro do inventário de 2011”, esclareceu o diretor da GSS, Engenheiro Civil, Paulo Zanardi Jr.

Dados
Alguns dados serão buscados junto a Sanepar, Copel, Detran e outros órgãos. Após a finalização, serão selecionados os fatores e efetuados calculos de maneira qualitativa e quantitativa destas emissões, com metodologias aprovadas pela Organização das Nações Unidas (ONU), verificando a quantidade de CO 2 emitida por cada uma destas fontes.

Ainda segundo ele, através disso, o município vai poder utilizar estes resultados para realizar ações se adaptando as mudanças climáticas. “É uma ação muito importante que Palmas esta dando para combater o aquecimento global, e também trazendo várias ações em prol do município, e ainda mais com a atração de novos investidores que estão comprometidos com a responsabilidade ambiental”, acrescentou e lembrou que este inventário que deverá ficar pronto em 3 meses, sendo conciso, completo e de fácil entendimento da população, uma ferramenta importante para a tomada de decisões.

O prefeito Hilário Andraschko comentou sobre esta importante ferramenta que este inventário significa para a cidade, representando que Palmas está se adiantando aos demais municípios do país. “Além do cuidado com o meio ambiente, pensamos na qualidade de vida dos palmenses. Isso também viabiliza novos investimentos, pois, as grandes empresas se instalam em cidades que tenham um estudo detalhado de impacto ambiental, e fizemos isso”.

Para o Chefe da Divisão de Meio Ambiente, Jean Felipe Cesca, essa mobilização que vem ocorrendo nos últimos tempos referente às mudanças climáticas devem ser olhadas de maneira eficientes pelos gestores públicos. “Projetos como estes buscam mostrar que o município possa se destacar por ser uma cidade sustentável e ambientalmente correta. Durante a atual gestão houve várias ações para conscientizar a população e ainda buscar junto a órgãos do estado parcerias que possam ser implantadas junto ao município”.