O prefeito Hilário Andraschko e o diretor do Departamento Municipal de Saúde, Aldmar Pedroso, disseram que o índice não é real porque uma falha administrativa deixou de enviar informações o banco de dados do Ministério da Saúde e da Secretaria Estadual da Saúde. Quando assumimos a administração de Palmas, em setembro de 2009, descobrimos que o funcionário responsável, não enviava as informações para a página do site do governo, explicou o prefeito, acrescentando que, sem esses dados o IDSUS não poderia realizar uma avaliação em bases verdadeiras.
O IDSUS é um indicador que avalia o desempenho do SUS, quanto ao acesso da população às ações dos programas de Atenção Básica de Saúde, Atenção Ambulatorial e Hospitalar de Urgências e Emergências. Ao todo são vinte e quatro itens aferidos com a finalidade de verificar como está a infra estrutura da saúde no país e se os serviços ofertados atendem às necessidades das pessoas. Com base nessas informações é possível detectar as falhas existentes e dar uma resposta aos problemas.
Para o diretor do Departamento de Saúde, abastecer o banco de informações é fundamental para direcionar as políticas públicas do setor. Quando descobrimos essa falha, procuramos corrigi-la de imediato, disse ele, ao justificar que esse foi o motivo dos índices se apresentarem fora da nossa realidade. Infelizmente, só em 2014, quando uma nova avaliação for processada pelo Ministério da Saúde, é que vamos ter os dados verdadeiros, uma vez que essa aferição é realizada a cada três anos.
De acordo com o prefeito o sistema de Saúde foi totalmente informatizado para facilitar e melhorar o atendimento. Temos um sistema de saúde considerado referência e hoje as informações chegam ao banco de dados em tempo real. Só no ano passado investimos mais de R$ 12 milhões no setor. A Saúde Básica está cumprindo seus objetivos, o Sistema Ambulatorial do PAM é de excelente qualidade e os nossos dois hospitais tem prestado um serviço exemplar à nossa população, com UTI moderníssima e médicos muito qualificados, enfatizou o prefeito
Ele salientou ainda que o funcionário responsável por alimentar os bancos de dados do Ministério e da Secretaria Estadual de Saúde, foi demitido assim que se verificou o problema. Entretanto lamentamos que os dados do IDSUS possam denegrir a imagem da Saúde de nosso município, mas a população sabe que o atendimento do nosso sistema tem melhorado muito. Agora estamos participando também do SAMU, para prestar socorro e atendimento em casos de acidentes. Temos a consciência em paz por estarmos fazendo o melhor para garantir uma saúde de qualidade à nossa população, afirmou o prefeito.