Carnês do IPTU de Palmas estão sendo entregues pelos Correios
Os contribuintes podem ficar tranquilos, os cerca de 10 mil carnês do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU) do municÃpio já estão sendo entregues nas residências pelos funcionários dos Correios. O prazo estabelecido para a entrega de todos os carnês é até o próximo dia 29. O imposto teve um aumento de 5,95% em relação ao exercÃcio anterior.
De acordo com informações de Eliane Chiot da Divisão de Tributação, os contribuintes que não receberem o carnê deverão procurar a agência dos Correios no municÃpio; após esse perÃodo estes, serão devolvidos a Divisão de Tributação. “Caso o contribuinte não receba seu carnê até a data estabelecida, deverá retirar uma solicitação junto aos Correios, e com está declaração deverá se deslocar até a Divisão de Tributação solicitando uma 2ª via do carnê”, disse.
O contador do setor de Contabilidade da prefeitura de Palmas, Ezequiel Goulart, explica que o valor arrecadado é revertido em benefÃcios para a cidade. “O dinheiro é utilizado em obras e investimentos no municÃpio em diversas áreas. Há uma distribuição percentual: 25% são destinados à educação, 15% na saúde e 60% nas questões referentes à manutenção da cidade e investimentos”, completou.
Uma das obras que está sendo construÃda com recursos do IPTU é a nova Escola Municipal Senhorinha Miranda Mendes, com investimento, sendo, mais de 4 milhões de reais.
Por sua vez o gerente da agência dos Correios de Palmas, Paulo Stramari disse que cerca de 10% dos municÃpios da região sudoeste do Estado utilizam-se deste meio para fazer as entregas dos carnês. E ainda segundo ele, no municÃpio 12 colaboradores dos Correios auxiliam nesta tarefa. “A nossa estimativa é ficar dentro do patamar do ano passado, onde 95% dos carnês foram entregues”, destacou e afirmou que uma das dificuldades enfrentadas, referem-se aos terrenos baldios para se fazer a entrega, pois, tem que encontrar o contribuinte em outro local.
Também informou que a partir de 1º de março a pessoa que não recebeu seu carnê deve se dirigir a agência dos Correios.
IPTU
O IPTU é cobrado a todo cidadão que tiver um imóvel predial ou territorial nas cidades brasileiras. O tributo acompanha o imóvel em todos os casos de transmissão de propriedade. A base de cálculo do imposto é o valor venal do imóvel, considerando o valor do terreno e o das construções.
Descontos e pagamentos
A vista, cota única com desconto de 10% até 15 de março; ou em 6 parcelas com vencimento da primeira para 15 de abril. O pagamento deverá ser feito preferencialmente na agência da Caixa Econômica Federal ou nas lotéricas.