Representantes da Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar) estiveram reunidos na manhã de quinta-feira (09), com o prefeito Hilário Andraschko, no intuito de fazer um mapeamento das áreas de risco existentes no municÃpio. Os financiamentos para o programa FamÃlia Paranaense poderão ser obtidos por meio de bancos mundiais ou mesmo governo federal.
O prefeito Hilário Andraschko garante que essa parceria com a Cohapar é fundamental para que o déficit habitacional do municÃpio diminua gradativamente. “Um dos nossos compromissos com nosso povo é dar moradia digna, e estamos fazendo isso, mostrando que cumprimos nossas metas”.
A Assistente Social, Teia Bobela, fez uma explanação desses locais, bem como a aplicação do Plano Municipal de Habitação de Interesse Social, (PMHIS), citando o Conjunto Habitacional Frei Galvão, onde foram realocadas 58 famÃlias, vindas do Campinho do Lagoão. Estas novas casas dão condições para que as pessoas tenham uma vida digna. Um compromisso da atual gestão.
Um dos locais apresentados para a execução do projeto foi no bairro São José, proximidades do CAIC, onde há 110 famÃlias em situação de risco. Todo esse estudo será avaliado pela Superintendência de Urbanismo da Cohapar.
A arquiteta da Superintendência de Urbanismo da Cohapar, Isabella Soares Nascimento, revelou que a reunião com a prefeitura de Palmas tem a finalidade de ampliar a parceria que já existe, para a construção de casas no municÃpio, e tirar das área de risco, as famÃlias que vivem em situação de vulnerabilidade social.
O projeto FamÃlia Paranaense, consiste em realizar um trabalho que envolve a urbanização, reformas, regularização fundiária e construção de moradias. De acordo com a arquiteta, a execução do programa deverá começar ainda neste primeiro semestre.
Ela ressaltou ainda que “a aceitação do prefeito Hilário, sobre esse programa foi imediata. Percebemos que a prefeitura de Palmas tem o suporte técnico e a motivação de estar melhorando a qualidade de vida na cidade” .
Também participaram da reunião, Renato Silane, da Superintendência de Urbanismo, o engenheiro da Cohapar de União da Vitória, José Antonio Assis, e Cerli Fortunato do departamento de Administração Fundiária.