Pintura, reparos, pequenas reformas e adaptações, estão em andamento em algumas escolas municipais que se preparam para iniciar o ano letivo a partir do próximo mês. Na escola Pequena Águia, com aproximadamente 250 alunos, o sistema de ensino em tempo integral, já está com suas salas ajustadas para receber as crianças.
No final do ano passado a prefeitura adotou o ensino integral em mais duas escolas, além da São Sebastião, onde teve início o projeto piloto. A Pequena Águia e a Oscar Roecker já fazem parte da nova metodologia pedagógica, elevando para 50% o número de alunos atendidos em tempo integral. As crianças aprendem mais e se desenvolvem melhor, salienta o prefeito Hilário Andraschko.
Para ele a educação dever ser prioridade de um administrador. Temos que pensar no futuro dessas crianças porque nada se constrói, sem que o alicerce seja a educação de qualidade. O conhecimento é a fonte do saber. Temos que oferecer a eles oportunidades de se tornarem cidadãos que possam competir em igualdade de condições o que a vida vai mostrar e colocar no caminho deles, frisou o prefeito.
A diretora da escola Pequena Águia, Jucelidia Honaeser, fala entusiasmada dos projetos pedagógicos que serão implantados a partir deste ano. As crianças vão ter ensino regular pela manhã e à tarde vão participar das oficinas de reforço escolar, matemática e português, meio ambiente, cultura digital, artesanato, filosofia da criança, dança, esporte e lazer, conta.
Na escola São Sebastião, onde o tempo integral foi implantado há um ano, houve pintura nas salas e alguns reparos de manutenção durante as férias. Os ambientes ficaram mais claros, suaves e alegres com a nova pintura, descreve a diretora Elsineia Ferreira Brustolin, acrescentando que a novidade deste ano será um espaço destinado a um play ground com brinquedos para o lazer das crianças.
A diretora explica que a escola em tempo integral é extremamente positiva para o desenvolvimento completo da criança. Depois que implantamos o sistema na escola São Sebastião, a evolução foi impressionante. Eles tiraram nota máxima na avaliação do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação), que mede o nível de conhecimento dos alunos, e também obtiveram nota máxima na Provinha Brasil, realizada com crianças do 2º ano, ressalta Elsineia.
De acordo com ela, a escola integral forma o cidadão para o futuro, onde eles terão oportunidade de desenvolver suas habilidades através do acesso ao conhecimento. Além disso, as crianças recebem cinco refeições diárias, elaborada por nutricionistas e adequada para seu crescimento, conclui a diretora.