A Prefeitura de Palmas informa que o Restaurante Popular estará com suas atividades temporariamente interrompidas a partir de segunda-feira, dia 20 de outubro, para readequações nas normas e regras de funcionamento do programa.
O objetivo da medida é garantir que o Restaurante Popular cumpra plenamente sua finalidade social, oferecendo refeições de qualidade às pessoas que realmente necessitam.
Atualmente, o acesso é permitido mediante inscrição no CadÚnico, um sistema auto declaratório que, em muitos casos, não reflete a real condição de vulnerabilidade dos usuários.
Além disso, foram registrados episódios de tumultos e atos de vandalismo, inclusive situações envolvendo pessoas sob efeito de álcool, o que tem exigido a presença da força policial e comprometido o bom funcionamento do espaço.
Diante disso, as Secretarias de Assistência Social e de Administração, responsáveis pela gestão do Restaurante, estão revisando as regras de acesso ao benefício, com foco em critérios mais justos, igualitários e seguros.
O Restaurante Popular foi inaugurado no ano passado e iniciou o atendimento em janeiro deste ano, tendo servido cerca de 18 mil refeições até o momento — um serviço de alto custo para o município e que precisa ser mantido com responsabilidade e eficiência.
Também estão sendo avaliadas novas parcerias com entidades, conforme previsto em decreto, e a possibilidade de adoção de um valor simbólico por refeição no retorno das atividades.