Na segunda-feira (21), ocorreu reunião no auditório da secretaria de Educação de Palmas, para acertar detalhes e planejamentos para a realização do Censo Demográfico em Palmas.  
O Censo 2020 vai ajudar cada um de nós a conhecer melhor o País, nossos estados e, principalmente, nossos municípios.
Os resultados do Censo 2020 vão refletir a realidade brasileira, fornecendo o retrato do Brasil num determinado período de tempo. Seus dados serão utilizados em programas e projetos que vão contribuir para acompanhar o crescimento, a distribuição geográfica e evolução das características da população ao longo do tempo; identificar áreas de investimentos prioritários em saúde, educação, habitação, transportes, energia, programas de assistência a crianças, jovens e idosos; selecionar locais que necessitam de programas de estímulo ao crescimento econômico e desenvolvimento social; fornecer referências para as projeções populacionais com base nas quais é definida a representação política no País, indicando o número de deputados federais, deputados estaduais e vereadores de cada estado e município; e fornecer subsídios ao Tribunal de Contas da União para o estabelecimento das cotas do Fundo de Participação dos Estados e do Fundo de Participação dos Municípios.
Mas não é só o governo que se beneficia dos dados do Censo Demográfico. A sociedade também pode fazer uso de seus resultados, na seleção de locais para a instalação de fábricas, supermercados, shopping centers, escolas, creches, cinemas, restaurantes, lojas;
na análise do perfil da mão-de-obra brasileira, instrumento fundamental para sindicatos, associações profissionais e entidades de classe; na análise acadêmica do perfil sociodemográfico e econômico da população e sua evolução entre 2010 e 2020; e na reivindicação dos cidadãos por maior atenção do governo municipal ou estadual para problemas específicos, expansão da rede de água e esgoto, expansão da rede telefônica, acesso à internet etc.
São inúmeros os usos que um país pode fazer dos resultados de um Censo Demográfico. Ajude a compor um retrato o mais fiel possível da população brasileira em 2020. De sua participação dependem milhares de investimentos públicos e privados.
De acordo com a coordenadora de área do IBGE, Sharon Caleffi as estimativas apontam para uma população palmense para o ano que vem em torno de 51.700 habitantes, contudo estes dados oficiais só serão possíveis com a realização das coletas minuciosas que serão realizadas pelos recenseadores.
O IBGE- Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas irá realizar, nos meses de fevereiro e março de 2020, um Processo Simples Simplificado para a escolha dos recenseadores e supervisores. As provas do PSS serão através da Fundação Getúlio Vargas.
O salário do supervisor será de aproximadamente R$ 1.800,00, já o recenseador receberá por produtividade.
Em Palmas serão 84 setores a serem visitados pelos recenseadores em 3 meses de coleta.  
 “Em Palmas teremos 40 agentes censitários e 6 supervisores, a forma de seleção, remuneração inscrição e provas serão disponibilizadas na página do IBGE, a partir do 1º semestre do ano que vem”, explica Sharon e comenta que também haverá a informação de exigência de escolaridade no material que será amplamente divulgado.
O prefeito Dr. Kosmos esteve presente na reunião e comentou sobre a importância da coleta de dados para o desenvolvimento da economia do município, além de detalhar as ações da administração para atender as necessidades da população, “é de extrema importância que o gestor tenha todas as informações que serão repassadas através do Censo. Oficialmente demonstrando o crescimento da população aumenta também os repasses financeiros do governo federal. Com estas informações saberemos onde necessita por exemplo de construção de mais escolas, unidades de saúde, enfim revela quais as maiores necessidades da população em cada setor do município”, ressalta o prefeito.