Na quarta-feira (09) produtores de leite de Palmas participaram do seminário “Qualidade do Leite” no Centro de Cultura Dom Agostinho José Sartori.
Na oportunidade os produtores acompanharam a palestra sobre as Normativas 76 e 77 que foi ministrada por Sandro Zata do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR).
As instruções normativas 76 e 77 trazem muitas novidades para todas as etapas da cadeia produtiva do leite, desde a produção até os critérios finais de qualidade dos leites pasteurizados. Elas foram publicadas no dia 30 de novembro de 2018 e começaram a vigorar na passagem de maio para junho deste ano.
Entenda as normativas 76 e 77
A IN 76 trata das características e da qualidade do produto na indústria. Na IN 77, são definidos critérios para obtenção de leite de qualidade e seguro ao consumidor e que englobam desde a organização da propriedade, suas instalações e equipamentos, até a formação e capacitação dos responsáveis pelas tarefas cotidianas, o controle sistemático de mastites, da brucelose e da tuberculose.
Em relação à identidade e qualidade, no caso do leite cru refrigerado foi mantida a contagem bacteriana máxima de 300 mil unidades por ml e 500 mil células somáticas por ml. O produto não deve apresentar substâncias estranhas à sua composição, como agentes inibidores do crescimento microbiano, neutralizantes da acidez nem resíduos de produtos de uso veterinário.
Segundo a responsável pelo Programa Nacional de Qualidade do Leite no Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Dipoa), Mayara Souza Pinto, “as normas têm como objetivo atualizar os critérios de produção e seleção de leite de qualidade, com foco nas boas práticas agropecuárias e na educação sanitária”.
Com o novo regramento, os produtores poderão intensificar o controle na obtenção de leite, aplicando ferramentas de gestão de qualidade nas propriedades, incluindo manejo sanitário, refrigeração e estocagem, qualidade da água, uso racional de medicamentos veterinários, adoção de boas práticas de bem estar animal.
Produção leiteira de Palmas
De acordo com a secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Palmas, atualmente estão na atividade leiteira 80 produtores no município, produzindo diariamente, 25 mil litros de leite.
Novos equipamentos
Na ocasião a Secretaria da Agricultura e do Abastecimento fez a entrega à secretaria municipal de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente de uma camionete Saveiro e um kit no valor de R$ 135 mil, contento 01 lavadora de alta pressão, 02 carrinhos de plataforma, 01 balança de piso.
Estiveram presentes na abertura do seminário o prefeito de Palmas, Dr. Kosmos o secretário municipal de Agricultura, Edson Cassaniga (Magrão), Leonira Viganó Tesser, chefe regional da Seab, Luiz Francisco Lovato da Emater e Luiz Matos da Seab de Pato Branco.