A Secretaria de Assistência Social de Palmas informa que está na reta final a Atualização Cadastral 2019. O procedimento abrange as famílias inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal e inclui os processos de Averiguação (aquelas identificadas com inconsistência nos dados) e Revisão Cadastral (aquelas que estão a mais de dois anos sem atualizar o cadastro).
No total, 2,3 mil famílias foram convocadas para atualizarem seus dados neste ano, sendo que destas 1.117 famílias ainda não regularizaram sua situação informa o Gestor Municipal do Programa Bolsa Família, Rodrigo José Schrainer. Nesse ano, a Atualização Cadastral agrega famílias beneficiárias de três Programas Sociais: Bolsa Família (PBF), Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE) e Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social (BPC).
Além disso, também estão no processo de Revisão Cadastral todas as famílias do Cadastro Único que estão com os dados desatualizados, independente de serem ou não beneficiárias dos programas sociais citados. As famílias devem procurar os pontos de atendimento da Assistência Social para verificar a necessidade ou não de atualizarem seus dados.
Como atualizar o Cadastro?
Para realizar a atualização o responsável familiar no cadastro precisa levar os documentos de todas as pessoas que residem no domicílio – Certidão de nascimento ou casamento; Carteira de Identidade; CPF e Título de Eleitor; Carteira de Trabalho e último recibo de pagamento; Declaração de Matrícula escolar dos filhos com idade escolar; e Talão de luz recente.
Cancelamento
As famílias beneficiárias que não atualizarem seus dados, além de perderem os benefícios, poderão ser excluídas do Cadastro Único pela Secretaria Nacional de Renda e Cidadania (Senarc) e, assim, ficam impedidas de acessar os programas sociais do Governo Federal vinculados ao Cadastro Único.
Locais de Atendimento
Em Palmas a atualização cadastral poderá ser realizada no CRAS Alto da Glória (Rua Jose Ferreira dos Santos, S/n, Fone: 3262-2102) e no CRAS Centro (Rua Marechal Deodoro, 590 Próximo ao Col. Dom Carlos.; Fone: 3262-4301), e no Departamento de Assistência Social (Avenida Coronel José Osorio, 886).
Confira na imagem a seguir alguns beneficiários do Bolsa Família que devem atualizar o Cadastro: