Implantado em 2017, o Programa Porteira Adentro incluiu ações de terraplanagem para moradias ou empreendimentos rurais, abertura, conservação e revestimentos de estradas de acesso dentro das propriedades, construção e reforma de silos trincheiras, construção de tanques de peixe e açudes para captação de água, realização de drenagem e transporte de cascalho.
Através do programa a prefeitura tem autorização para executar trabalhos de valetamento, construção de bueiros, abertura de fossa e semidouros para tratamento de dejetos orgânicos e outros serviços dentro das possibilidades. Os trabalhos, são executados pelas secretarias de Infraestrutura, Agricultura e Meio Ambiente, com maquinário do município, ou empresa terceirizada que for destinada ao programa. Ao proprietário cabe a elaboração e a aprovação dos projetos junto aos órgãos competentes, para receber as benfeitorias.
Visita do prefeito
Como forma observar como estão sendo executados os trabalhos do programa e se estão contemplando as necessidades dos produtores rurais, o prefeito Dr. Kosmos visitou durante a semana, algumas propriedades, conversou com moradores e recebeu elogios por se preocupar com as condições de vida do homem do campo e também no escoamento da produção. “Estamos aqui para falar do projeto Porteira Adentro, que possibilita a realização de estradas, serviços de máquinas e cascalho, desde a estrada principal até a entrada da propriedade do produtor rural, esse é um projeto que o nosso prefeito está desenvolvendo, para auxiliar o produtor a continuar produzindo principalmente em dias de chuvas”, pontuou o secretário de Agricultura, Edson Luiz Cassaniga.
Elogios dos produtores
Durante a visita, o prefeito e equipe receberam elogios e agradecimentos dos produtores rurais, “em nome de todos os agricultores do Cruzeiro do Sul, queremos lhe agradecer Dr. Kosmos pelo trabalho que para nós é espetacular, principalmente por nós sabermos que poderemos chamar o laticínio e que ele poderá chegar até nós, pois tínhamos uma grande dificuldade com os laticínios e agora poderemos escolher para qual queremos entregar o nosso leite. O senhor está de parabéns, desenvolvendo um grande trabalho juntamente com toda sua equipe”, comemorou o morador Nilton Cezar dos Santos.
“Para nós essa atitude é muito significativa, até hoje nunca a prefeitura tinha entrado dentro de nossas propriedades e feito o que o senhor vem fazendo, estamos muito agradecidos”, lembra e agradece Marcelo de Gois.
“Estamos mais felizes, pois agora poderemos tirar nosso leite daqui sem nenhum problema, queremos lhe dar parabéns por esse trabalho que nunca tinha sido desenvolvido, nosso sinceros muito obrigado”, reconhece Aldo Martinelli.
“A agricultura familiar em Palmas é variada e de qualidade, por isso nossos programas visam dar mais oportunidades aos nossos produtores. A manutenção das estradas rurais é feita constantemente e, agora, os produtores também contam com melhorias dentro de sua propriedade. Isso garante que os produtos sejam transportados com mais facilidade, além de atender uma das maiores demandas das famílias que é acesso às propriedades e condições de deslocamento”, destaca o prefeito.