O desuso do cinto de segurança é um dos grandes problemas no trânsito. Apesar de ser muitas vezes ignorado em deslocamentos de curta e média distância, o cinto de segurança é um dos principais aliados de motoristas e passageiros na prevenção de acidentes graves no trânsito.
O uso do cinto vai além da questão da segurança, pois pode impactar também o bolso do motorista. Isso porque, segundo o Código de Trânsito Brasileiro, o cinto de segurança é de uso obrigatório tanto para o condutor quanto para os passageiros. O não uso configura infração grave, punida com 5 pontos na Carteira de Habilitação e multa de R$195,23.
Estudos apontam que, nas rodovias do país, 8,9% dos motoristas não usam, eles próprios, o cinto de segurança e 36% dispensam o passageiro de colocá-lo. A tendência é que esse número seja ainda maior nas vias urbanas, considerando que muitos condutores tem a falsa impressão de que o uso do cinto de segurança é obrigatório apenas nas rodovias.
DADOS IMPORTANTES:
- Sem o cinto, as chances de se machucar em um acidente são 4 vezes maiores e não apenas para os ocupantes do banco dianteiro; Menos de 5% dos passageiros do banco de trás usam o cinto de segurança;
- Em carros com mais de dois ocupantes, cerca de 80% das vítimas fatais de acidentes de trânsito que estavam no banco da frente seriam evitadas se no banco traseiro todos estivessem com o cinto;
- Na hora de um acidente, o passageiro de trás é jogado contra o banco dianteiro com o peso de um elefante;
- A batida de um carro em um objeto fixo a uma velocidade de 60km/h equivale a cair de um prédio de 4 andares (altura de aproximadamente 14 metros). Se a velocidade for de 80km/h, o impacto equivale ao de uma queda livre de 25 metros;
- Uma pessoa adulta só consegue suportar um peso que seja, no máximo, 3 vezes superior ao seu próprio peso;
- Mesmo que o veículo esteja numa velocidade de 20km/h, o impacto sob um objeto fixo resulta numa força superior a até 15 vezes ao peso da pessoa. Daí resultam os graves ferimentos, que em muitos casos, podem ser fatais;
- Quando dois veículos a 25km/h se chocam, as velocidades somam-se, resultando num impacto correspondente a 50km/h;
- 40% das mortes em acidentes são causadas por choque contra o para-brisas, o marco do para-brisas ou o painel de instrumentos;
- 30% das lesões fatais em colisões foram causadas porque a vítima bateu contra o volante;
- Uma em cada 5 lesões aconteceu porque pessoas dentro do veículo bateram umas contra as outras;
- 8 em cada 10 pessoas que não usavam o cinto de segurança morreram em acidentes com pelo menos um dos veículos a menos de 20 km/h;
- Uma criança pequena solta dentro de um veículo pode morrer em um impacto de apenas 12 km/h, portanto nunca deixe crianças soltas ou em pé no banco traseiro, ou entre os bancos dianteiros, pois, em caso de acidentes, elas serão jogadas contra os bancos ou contra o painel e sofrerão ferimentos;
Em Palmas, a inobservância da obrigatoriedade do uso do cinto de segurança é um dos vilões do nosso trânsito. Diante disso, o Departamento Municipal de Trânsito orienta os condutores de Palmas que passem, cada vez mais, a adotar as medidas de segurança necessárias, dentre elas, o uso obrigatório do cinto de segurança, mesmo em deslocamentos de curta e média distância. PRESERVE A VIDA, USE O CINTO